Herpes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2612 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
HERPES VIRUS SIMPLEX OU SIMPLES.
A Herpes simplex é uma doença viral recorrente, geralmente benigna, causada pelos vírus Herpes 1 e 2, que afetam principalmente a mucosa da boca ou região genital, mas podem causar graves complicações neurológicas. Não tem cura, mas alguns remédios podem ser utilizados para diminuir os sintomas.
O hepesvírus simplex tem como uma de suas caracteristicas a rápidacapacidade de replicação e contágio.
SLIDE 02
Os HSV1 e HSV2 são muito semelhantes, mas apresentam algumas diferenças significativas.
As proteínas da parte externa diferem-se nos dois vírus, o que permite ao sistema imunitário reconhecer os dois vírus de forma diferente e, a partir dai, produzir anticorpos para HSV-1 diferentes dos mesmos produzidos para o HSV-2.
O HSV1 tem característicasque o levam a ser particularmente infeccioso e virulento para as células da mucosa oral. O HSV2 tem características de maior virulência e infecciosidade para a mucosa genital. No entanto, o HSV1 também pode causar herpes genital e o HSV2, herpes bucal.
Considera-se que o HSV-1 causa lesões acima da cintura e o HSV-2 abaixo. Contudo, sabe-se hoje que isto não é regra:
- 40% dos vírus herpesisolados da região genital são HSV-1- 5% dos vírus isolados da região facial são HSV-2.

SLIDE 03
MANIFESTAÇÕES DA DOENÇA
Ela se manifesta inicialmente com uma mancha eritematosa e logo após acontece a formação de vesículas (pequenas bolhas) nos lábios, boca, nariz, olhos, rosto, órgãos genitais e nádegas, causando dor, mas tambem pode afetar outras áreas. Dependendo da “porta de entrada” dovírus é o local de infecção e lesão, podendo ser transmitido para outras áreas do corpo.
É um vírus crônico, de caráter recidivo permanecendo no indivíduo ao longo de toda a sua vida, nos chamados períodos de latência.
Desaparecem em dias, não deixando, normalmente, cicatrizes. Contudo, em zonas húmidas do corpo, estas lesões podem formar úlceras. Em indivíduos imunodeficientes, estas lesões demorammais para cicatrizar e podem ser mais intensas e recorrentes.(ex. Portadores do vírus HIV e lúpus)
PRIMO-INFECÇÃO.
A primo-infecção herpéticaé o primeiro contato com o HSV e é multiplicação inicial do vírus. Após a Primo-infecção, o HSV (1 e 2) permanece latente no organismo, podendo, em qualquer momento, ser reativado com diferentes manifestações, ou permanecer, num estado assintomático, masainda sim podedno de se replicar e ser transmitido. A recorrência do vírus aparece em aproximadamente 50% dos indivíduos que tiveram contato com ele, de forma assintomática ou sintomática.
Em indivíduos com o sistema imunitário normal, a Primo-Infecção é, geralmente, mais dolorosa e prolongada do que as infecções recorrentes, sendo que, caso o indivíduo já possua anticorpos para o outro tipo deherpesvírus simples, a infecção é menos grave. O nível de gravidade e duração das infecções por herpesvírus simples dependem da imunocompetência do indivíduo e da presença de anticorpos para esses vírus Em indivíduos imunodeficientes as erupções ou úlceras orais ou urogenitais podem ser de mairoes e mais dolorosas, ou ainda evoluir para, encefalites e meningoencefalites, que são complicações doherpesvirus mas eu vou falar mais detalhadamente deles depois.
No herpes oral e labial, a PI pode ser inaparente inaparente e no herpes genital, a PI é inaparente na maioria dos casos. Após a primo-infecção o vírus pode levar dias, meses, anos ou as vezes nunca se manifestar.

SLIDE 04
HERPESVIRUS TIPO I
O herpesvírus humano simples de tipo I (HSV-1) está associado ao herpes labial.
Estima-seque cerca de 85% dos adultos no Brasil possuam HSV-1 e ele se manifesta em 40% do infectados, somente 5 a 10% tem cerca de 6 crises anuais, o restante tem em média 1,6 crises anuais.
O seu local de replicação é a zona orofaríngea, o seu local de latencia sao os gânglios do trigémio do nervo trigêmeo que é quinto par de nervos cranianos.ele é chamado assim pq possuir três ramos: o mandibular,...
tracking img