Herpes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3491 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ANA FLÁVIA NASRALA

AYMÊ CHAVES NOGUEIRA

FERNANDA PASSADORE

LARISSA SCARDINI

LARIZA KELLI BERALDI

MÁRCIO MATSUSHITA

MARIA EDUARDA DE MUSIS

MARIA LUÍZA TABACCHI











HESPES SIMPLES E HERPES ZÓSTER













Cuiabá

[pic]

UNIVERSIDADE DE CUIABÁ - UNIC

Faculdade de Medicina

2010

ANA FLÁVIA NASRALA

AYMÊ CHAVES NOGUEIRAFERNANDA PASSADORE

LARISSA SCARDINI

LARIZA KELLI BERALDI

MÁRCIO MATSUSHITA

MARIA EDUARDA DE MUSIS

MARIA LUÍZA TABACCHI







HESPES SIMPLES E HERPES ZÓSTER



Trabalho apresentado a faculdade de medicina da Universidade de Cuiabá – UNIC, como requisito da avaliação parcial da disciplina Mecanismos de Agressão e Defesa II, sob a orientação dasdocente Esp. Cyra Maria Pires de Carvalho Bianchi, e Msc. Márcia Maria de Souza Americano.








Cuiabá

[pic]

UNIVERSIDADE DE CUIABÁ – UNIC

Faculdade de Medicina

2010

INTRODUÇÃO

Herpes simples é uma doença infecciosa, contagiosa, recorrente, geralmente benigna, causada pelos vírus Herpes simplex 1 e 2, que afeta principalmente a mucosa da boca ou região genital,mas pode causar graves complicações neurológicas. O herpes zoster é uma virose provocada por uma variante do herpesvírus que também causa a varicela (ou catapora), de incidência rara e que provoca afecções na pele, de maior ou menor gravidade, em geral atingindo pessoas com baixa defesa imunológica, como idosos ou pacientes com SIDA.HERPES

Características Virais
Os vírus causadores do herpes são indistinguíveis entre si sob aspecto morfológico, mas os diversos tipos podem ser identificados antigenicamente por métodos sorológicos e mais recentemente moleculares. Uma das características do genoma do herpesvírus é a presença de sequências repetitivas internas e terminais, muitas vezes maiores do que 100bp. Ocapsídeo apresenta uma estrutura icosaédrica formada por 162 capsômeros, sendo 150 hexâmeros e 12 pentâmeros, para todos os membros da família. O tegumento é uma estrutura aparentemente fibrosa de distribuição assimétrica, localizada entre o capsídeo e o envoltório. O envoltório é lipoprotéico, intimamente associado com a superfície externa do tegumento e contém numerosas espículas glicoprotéicas. Osherpes vírus são sensíveis a ácidos (pH 6.8), solventes lipídicos, detergentes, radiação UV e desinfetantes diversos.


HERPES SIMPLES
A herpes é uma doença viral recorrente, geralmente benigna, causada pelos vírus Herpes simples 1 e 2 (herpesvirus humanos tipo 1 e 2(hhv-1, hhv-2), que afeta principalmente a mucosa da boca ou região genital, mas pode causar graves complicaçõesneurológicas.

Características virais
O vírus causador do herpes simples pertence à família Herpesviridae, subfamília Alphaherpesvirinae, gênero Simplexvirus, que contêm as espécies Human herpesvirus 1 (HHV-1) e Human herpesvirus 2 (HHV-2), de humanos, além de herpes vírus de animais, como herpesvirus bovinos e de macacos. Tem dimensões que variam de 120 a 200 nm e morfologicamente apresentam ascaracterísticas comuns ao grupo: capsídeo de simetria icosaédrica, genoma DNA fita dupla (dsDNA) linear e envoltório lipoprotéico com espícula glicoprotéica.

Patogênese e Manifestações clinicas
As infecções pelo vírus do herpes simples representam um grande desafio para o campo da medicina devido a diversas características especiais, dentre as quais merecem destaque a capacidade do vírus de permanecerem latência por longos períodos, além da possibilidade de sofrer reativação periódica, gerando doença de caráter clínico ou sub-clínico. O herpes simples vírus é geralmente associado a lesões de membranas mucosas e pele, ao redor da cavidade oral (herpes orolabial) e da genitália (herpes anogenital). Há dois tipos de vírus, o tipo-1, responsável por infecções na face e tronco, e o tipo-2,...
tracking img