Controle de estoque

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1681 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Gestão financeira de estoques industriais: estudo de caso em metalúrgica



Resumo dos Objetivos

Relata estudo de caso em que serão desenvolvidos relatórios gerenciais aplicáveis ao gerenciamento de estoques. Tais demonstrativos proporcionarão informações como prazo de estocagem, estoque excedente em dias e em valor monetário (R$) e custo financeiro do estoque, consistindo em ferramenta deapoio ao administrador financeiro quanto à escorreita gestão de estoques.



1. Introdução

O nível de competitividade vigente nos dias atuais exige das empresas especial atenção às áreas que são fatores determinantes no desempenho da organização. Assim, além de atentar para aspectos externos como a análise dos pontos fortes e fracos dos concorrentes, o gestor deve monitorar os principaisindicadores internos.

No contexto interno adquire importância notória a gestão dos estoques, quer seja em empresas industriais ou comerciais. Responsáveis por grande parcela do capital de giro necessário para manter as atividades da empresa, se mal geridos os estoques podem até comprometer a saúde financeira da organização e sua permanência no mercado.

A literatura técnica a respeito dagestão de estoques apresenta múltiplas ferramentas ou metodologias aplicáveis ao assunto. Podem ser empregados nesta atividade, por exemplo: lote econômico de compra, curva ABC de estoques, softwares de gerenciamento como E. D. I. (Eletronic Data Interchange), M. R. P. (Material Requirements Planning), M. R. P. II (Manufacturing Resources Planning), dentre outros.

Entretanto, talvez a metodologia demais fácil execução e simplicidade de análise seja a determinação dos prazos de estocagem das matérias-primas ou mercadorias. As informações oriundas do cálculo dos dias de permanência em estoque podem ser utilizadas principalmente para verificar a pertinência da manutenção dos níveis de estoques atuais da empresa. Pode, ainda, ser aprimorada em termos informacionais com o cálculo do estoqueexcedente (em unidades e em valor monetário), bem como do custo financeiro da estocagem.

Neste sentido, o artigo relata um estudo de caso em empresa industrial onde foi utilizada metodologia aplicável ao gerenciamento de estoques. Após enfocar a necessidade de controles internos relacionados à atividade de estocagem, são apresentados e comentados relatórios gerenciais que proporcionam diversossubsídios aos gestores quanto à definição do nível de estoques a ser mantido pela empresa.

2. Controles internos nos estoques

Controle é o conjunto de métodos e ferramentas que os membros da organização usam para mantê-la na trajetória para alcançar seus objetivos. Neste sentido, o controle auxilia na manutenção da empresa na direção dos objetivos, identifica quando o processo está fora decontrole e dá suporte à aprendizagem da empresa, conforme Atkinson et al (2000).

Dias e Costa (2000) defendem que a existência de controles não leva à burocratização. Consideram que os controles costumam revelar procedimentos errados, passíveis de correção, levando inclusive, à desburocratizar atividades. A implantação de controles possibilita, ainda, a realização de avaliações de desempenho dasatividades dos departamentos.

Em relação aos controles internos, segundo consta na obra do CRC-SP (1998), a conceituação mais comumente empregada é a do Comitê de Procedimentos de Auditoria do Instituto Americano de Contadores Públicos Certificados. Tal definição menciona que o controle interno abrange o “plano de organização e todos os métodos e medidas adotadas na empresa para salvaguardar seusativos, verificar a exatidão e fidelidade dos dados contábeis, desenvolver a eficiência das operações e estimular o seguimento das políticas administrativas prescritas”.

Lopes de Sá (1998) comenta que o controle interno de uma empresa é formado pelo plano de organização e de todos os métodos e procedimentos adotados internamente pela entidade para proteger seus ativos, controlar a validade...
tracking img