Teoria da contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 31 (7746 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS













TEORIA DA CONTABILIDADE



















BELÉM – PARÁ

2012

[pic]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS





TEORIA DA CONTABILIDADEAtividade Prática Supervisionada do Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis da UNIDERP Interativa, disciplina Teoria da Contabilidade, sob orientação da Professora Ma. Juliana Leite Kirchner e da Tutora Presencial Indira Palheta.




ALUNOS:


• Augusto Ilson Pedrosa – RA: 385445








INTRODUÇÃO



A contabilidade exerce umpapel fundamental na administração de qualquer
negócio, uma vez que oferece um banco de dados com informações preciosas para que
os gestores possam tomar decisões estratégicas para o futuro da empresa.
Neste sentido, estamos diante de uma nova etapa na área contábil. A fase mecânica de apuração de números cedeu lugar à fase técnica e esta passou a ceder lugar à fase da informação. O estigma dea contabilidade ser vista apenas como necessária para o cumprimento de obrigações fiscais e determinações legais ficou, há muito tempo,
no passado.
Dentro desse princípio de atividade estratégica, podemos destacar sua importância junto a outras áreas da empresa, compartilhando informações indispensáveis para manutenção de um bom posicionamento no mercado. É através de suas informações que aempresa poderá apoiar suas decisões de planejamento,organização, coordenação e controle objetivando uma maior competitividade.


























ETAPA 1

Podemos considerar que a história da contabilidade se mistura com a própria história da civilização, na qual surgiram as primeiras manifestações de proteção à posse e controle de seus bens.Desta forma, podemosdefinir a evolução da ciência contábil em quatro períodos principais:
A) Contabilidade no Mundo Antigo – Inicia-se nas primeiras civilizações e vai até
1202 d.C., com os seguintes acontecimentos:
• A contabilidade era feita de forma empírica, mas tinha como objeto o
patrimônio representado por rebanhos e outros bens.

• Estes primeiros registros eram feitos pelo homem de forma mental, mas coma sua evolução, encontrou foram encontradas maneiras de registrar essas informações através de gravações e outros métodos alternativos.
• O método mais adequado neste período para exercer o controle dos bens, era a contagem.
O inventário era classificado conforme sua natureza, ou seja,rebanhos de animais, metais, quantidade de escravos, entre outros.
• Geralmente, esse controle era realizadoatravés da gravação ou desenho da cara do animal que queria controlar e o número correspondente às cabeças existentes.
• Escavações realizadas em Ur, na Caldeia, encontraram provas de que há 5.000 anos antes de Cristo, existiram documentos contábeis que comprovavam o registro de contas referentes à mão de obra e materiais.
• Com a invenção dos papiros e das penas, as informações passaram a serregistradas diariamente, agrupando-se vários períodos, o que lembrava o diário,balancete mensal e balanço anual
B) Contabilidade no Período Medieval – Inicia-se em 1202 e vai até 1494 com o surgimento do “Summa de Arithmetica, Geometria, Proportioni et Proportionalita” de Frei Luca Pacioli, publicado em 1494, que vincula a teoria contábil do débito e do crédito com a teoria dos números positivos enegativos. Neste período, destacamos ainda os seguintes eventos:
• Neste período havia uma preocupação com o estudo de técnicas matemáticas possibilitando ao homem, um avanço nos conhecimentos comerciais e financeiros.
• Os italianos deram uma grande contribuição no desenvolvimento da contabilidade, com
a criação do método de partidas dobradas, o que obrigou a adoção de outros livros que...
tracking img