Teoria da burocracia e teoria de transição

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2232 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A Teoria da Burocracia

As Origens da burocracia
A Administração burocrática se originou na Europa no início do século XX, como alternativa ás teorias conhecidas, visto que buscava a racionalidade técnica requerida para projetar e construir um sistema administrativo baseado no estudo exato dos tipos de relacionamentos humanos necessários para expandir a produtividade.
As Concepções da burocraciativeram influência fundamental no estudo da administração pública, que constitui o campo lógico e natural de aplicação dessas concepções. Mas não é só nas repartições governamentais que o fenômeno burocrático se manifesta. Todos os tipos de atividades administrativas utilizam a burocracia, isto é, o trabalho baseado em papéis e documentos movimentados em sequência contínua entre as várias unidadescomponentes da estrutura organizacional.
A Teoria da Burocracia se originou também da necessidade de organização das empresas, que cresciam em tamanho e complexidade de operação. Era necessário um modelo de organização racional que abrangesse muitas variáveis envolvidas e também o comportamento dos participantes, aplicável não só á fábrica, mas a todas as áreas e formas de atividades dasempresas.
Burocracias são encontradas na política, na religião, nos negócios, no militarismo, na educação e em muitas outras organizações. A burocracia como forma de organização das atividades humanas é muito antiga; entretanto, como teoria desenvolvida, como objetivos específicos, só surgiu com Max Weber.

Os Estudos de Weber
Max Weber (1864-1920) nasceu em Erfurt, na Turíngia, uma parte da Alemanha que,na ocasião, estava sob dominação da Prússia. Weber, um sociólogo que se notabilizou pela teoria das estruturas de autoridade , formou-se em direito e passou quase toda a sua vida como professor de universidade. Weber tinha sólida formação em história, literatura , psicologia, teologia, filosofia e filologia, fato comum a outros eruditos de sua época.
Quando morreu, seus estudos estavam em estadocaótico, e nenhum de seus trabalhos estava disponível em inglês. Os escritos de Weber sobre burocracia foram publicados em duas diferentes seções de um rascunho incompleto de Economia e sociedade. A primeira parte foi traduzida por Parsons e M. Henderson em 1947, na seção 3 do livro The theory of social and economic organization (A teoria da organização social e econômica). A segunda parteapareceu no livro From Max Weber, essays in sociology (De Max Weber, ensaios em sociologia), publicado em 1946, de Hans Gerth e C. Wright Mills.
O trabalho de Weber sobre burocracia permaneceu não reconhecido nos Estados Unidos até a década de 1940. Como Fayol, Weber teve de esperar até que as condições culturais criassem a necessidade de pensar em termos de teoria.
A Burocracia de Weber
O estudosistemático da burocracia foi feito por Weber, que concebeu o que seria a burocracia ideal. Algumas características da burocracia ideal já existiam em muitas organizações, séculos atrás. Burocratas eram os gerentes habilidosos que faziam as organizações funcionar. Como concebida originalmente, a burocracia tinha as seguintes características:
Divisão de trabalho: as atividades são desmembradas em tarefassimples, de tal modo que qualquer pessoa, de qualquer tipo de organização, poderia se tornar especializada em um tempo mínimo; a especialização faz o trabalho humano intercambiável, o que contribui grandemente para a eficiência organizacional. Cada posição tem claramente definidas as responsabilidades e a delegação de autoridade competentes.
Hierarquia de autoridade: posições ou empregados sãoorganizados de modo a formar hierarquia (cadeia de comando) na qual a organização está estruturada. Cada posição nessa hierarquia contém responsabilidades e deveres específicos, bem como privilégios.
Racionalidade: todos os membros da organização são selecionados com base na qualificação técnica para um desempenho adequado; as promoções ocorrem por desempenho e capacitação técnica (mérito). Um...
tracking img