TEORIA DA AGENCIA
A teoria da agência é fundamental para o enquadramento da corporate governance. Procura-se por diversos meios alinhar os interesses dos gestores com os dos acionistas. Isso pode ser feito através das estruturas e órgãos societários, bem como através de sistemas de gestão e avaliação do desempenho, incluindo sistemas de remuneração e incentivos. Um pressuposto de base da teoria da agência é que os agentes são racional, ego centrista e avesso ao risco. Os sistemas de controle de gestão no ocidente procuram ajudar no alinhamento de interesses entre acionistas e administradores, bem como entre a administração e os principais níveis de gestão, sejam eles responsáveis por centros de investimento, centros de lucro ou centros de custo. Pressupõe-se, por isso, que é possível, através dos sistemas de informação, controlar o comportamento dos gestores. Também se pressupõe que o sistema de incentivos permite alinhar os interesses dos administradores e restantes gestores comos dos acionistas. Os sistemas de controle de gestão consistem então em estruturas que permitem acompanhar os resultados, avaliar o desempenho e remunerar de acordo com a realização desses resultados face aos objetivos.
No meu ponto de vista a teoria da agencia não tem a haver com os escândalos, pelo que entendi a teoria da agencia veio para ajudar e a resolver facilitar os rombos feitos por administradores e funcionários ...
Através do caso Enron pode-se repensar os aspectos éticos que envolvem as empresas. Certamente, é indiscutível a idéia da necessidade de uma prática transparente nas empresas. Assim, o que mais chama a atenção, nessa situação, é a visibilidade da falta de ética dos profissionais, através da postura adotada diante da empresa. o que era para ser infalível, graças à maliciosa e desonesta forma como fora administrada, faliu em dezembro de 2001, deixando cerca de R$ 180 bilhões e muitos escândalos corporativos.
No caso Pan-americano , Não houve [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 09). Teoria da agencia. TrabalhosFeitos.com. Retirado 09, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Teoria-Da-Agencia/66525.html

MLA

"Teoria da agencia" TrabalhosFeitos.com. 09 2011. 2011. 09 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Teoria-Da-Agencia/66525.html>.

MLA 7

"Teoria da agencia." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 09 2011. Web. 09 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Teoria-Da-Agencia/66525.html>.

CHICAGO

"Teoria da agencia." TrabalhosFeitos.com. 09, 2011. Acessado 09, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Teoria-Da-Agencia/66525.html.