Teoria de agencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 55 (13563 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
VALE INVESTIR EM RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL ?


STAKEHOLDERS, GANHOS E PERDAS


Alex Guimarães Lourenço e Débora de Souza Schroder


INTRODUÇÃO

A responsabilidade social se apresenta como um tema cada vez mais importante no comportamento das organizações, exercendo impactos nos objetivos, estratégias e no próprio significado de empresa.
O objetivodeste trabalho é contribuir para um melhor entendimento dos conceitos de responsabilidade social e apresentar tanto os ganhos empresariais a partir da responsabilidade social como também as perdas empresariais devido a falta de responsabilidade social.
Este trabalho busca ainda trazer alguma contribuição no sentido de uma melhor compreensão da importância desta estratégia e dos benefícios quea mesma pode trazer para a corporação.
O trabalho está dividido em quatro capítulos como se segue:
O primeiro capítulo será dedicado ao entendimento dos significados e das implicações da responsabilidade social, observando que estes mudam com o tempo e as circunstâncias. Nesta etapa são apresentados a abordagem histórica; os tipos de responsabilidade social da empresa e as açõesdas empresas em relação as demandas sociais.
No segundo capítulo destacaremos as partes interessadas ligadas à empresa (os stakeholders) e as suas relações com a responsabilidade social empresarial.
O terceiro capítulo procura estimular a atuação empresarial em questões sociais ao apresentar os ganhos empresariais obtidos quando se trabalha com a responsabilidade social empresarial.O quarto capítulo descreve as perdas empresariais originadas por comportamentos não éticos e sem responsabilidade social, exemplificando com casos de empresas que foram muito divulgados pela mídia internacional e nacional.
A metodologia empregada para a realização deste trabalho de cunho teórico consiste de pesquisa bibliográfica, sendo a coleta de informações realizada,principalmente, através de dados secundários, a saber: livros, teses, revistas, jornais, pesquisas de instituições e sites na internet. Parte deste material foi coletado em bibliotecas, parte pela internet e parte em periódicos (revistas e jornais).
Face ao exposto e, com a comprovação de resultados de pesquisas citadas no decorrrer deste trabalho, acreditamos estar auxiliando na divulgação epromoção de conceitos importantes que contribuirão para promover, no Brasil, uma sociedade empresarial melhor e mais solidária.
O conteúdo que se apresenta neste trabalho não pretende esgotar tão importante assunto da responsabilidade social empresarial, uma vez que este está se tornando prática crescente nas empresas e muito ainda tem a ser desenvolvido.







O QUE É RESPONSABILIDADESOCIAL ?



1 Introdução



O objetivo deste capítulo é fornecer uma base para a compreensão dos significados e das implicações da responsabilidade social. O contexto social em que as decisões e ações empresariais e de gestão ocorrem é dinâmico e complexo. Assim, para compreender o significado da responsabilidade social deve-se levar em conta que este significado muda com o tempo e ascircunstâncias.
O termo "responsabilidade social" encerra sempre a idéia de prestação de contas: alguém deve justificar a própria atuação perante outrem. Durante muito tempo, este foi entendido, em uma visão tradicional, como sendo a obrigação do administrador de prestar contas dos bens recebidos por ele. Ou seja, economicamente, a empresa é vista como uma entidade instituída pelosinvestidores e acionistas, com objetivo único de gerar lucros.
Entretanto, tal perspectiva não se aplica no mundo contemporâneo. Já se sabe que a empresa não se resume exclusivamente no capital, e que sem os recursos naturais (matéria-prima) e as pessoas (conhecimento e mão-de-obra), ela não gera riquezas, não satisfaz às necessidades humanas, não proporciona o progresso e não melhora a...
tracking img