Teoria da adm

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1903 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

JOSÉ RICARDO MEDOLAGO

PORTFÓLIO de SEMINÁRIO INTRODUTÓRIO – CÓDIGO DE ÉTICA DO ADMINISTRADOR

JAÚ
2010
josé ricardo mEDOLAGO

CÓDIGO DE ÉTICA DO ADMINISTRADOR

Trabalho apresentado ao Curso de Bacharelado de Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para adisciplina de Seminário Introdutório.
Orientadores Prof.: Dirceu Casagrande e André Berto

Jaú

2010

Sumário

1 Introdução 04

2 Desenvolvimento 05
2.1 ética 05
2.2 ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO 05
2.3 PERFIL DO ADMINISTRADOR 06

3 PESQUISA DE CAMPO 07
3.1 EMPRESA EM ASCENÇÃO 07
3.1.1 Que fatores estao levando ao sucesso desta empresa? 07
3.1.2 Quais seusdiferenciais? 07
3.1.3 Você trabalharia nesta empresa. Por quê? 08
3.2.1 Que fatores estão levando esta empresa ao declínio? 09
3.2 EMPRESA EM DECLÍNIO 09
3.2.2 Em sua opinião, o que faltou para ela ter sucesso? 09
3.2.3 Você trabalharia nesta empresa. Por quê? 09

4 Conclusão 10

5 Referencias 11

1 INTRODUÇÃO

A finalidade do portfólio é alguns conceitos sobre ética e qual aimportância para o profissional da administração, analisando também alguns aspectos do perfil do profissional da área, assim como suas habilidades e conhecimentos necessários para o bom desenvolvimento da profissão.
A seguir uma pesquisa de campo acerca dos aspectos, de 02 (duas) empresas locais, para a ascenção e declinio destas empresas.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 ÉTICAÉtica são valores morais que dirigem a conduta humana na sociedade. Serve para que haja um equilíbrio no meio social.
A ética é estruturada por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais. A Filosofia estuda a ética como uma ciência voltada aos valores e princípios morais de uma sociedade.
Ser ético é agir direito, sem prejudicar ninguém.
Naadministração quando o profissional age de acordo com a ética, ele atua sempre com respeito ao próximo. Agindo com ética o profissional não estará só contribuindo para si, mas para a empresa e para a sociedade.
A ética foi interpretada como parte do pensamento filosófico e ficou conhecida como filosofia moral, pois a ética significa os costumes e a boa conduta, e a moral estabeleceregras de conduta para o bem-estar da sociedade, as duas são semelhantes, pois se remetem a costumes.
Em cada cultura, foi se adaptando ao meio. A palavra ética surge do grego “ethos”, que significa hábitos, costumes, condutas.
A ética tem se colocado como um eixo fundamental para que o homem possa conviver bem em sociedade, dentro de parâmetros voltados para o dever deagir de acordo com o bem comum entre os homens, e em concordância com os valores morais que prezam pelo bem entre os diferentes.

2.2 ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO

É muito importante para o administrador, pois sua conduta faz toda a diferença dentro da empresa. O profissional ético preocupa-se com sua imagem e age com transparência e seriedade, tendo oportunidade de crescimento emtodas as esferas. Quando age de acordo com a ética, sempre atua com respeito ao próximo, gerando um bom convívio interpessoal. Se não age com ética, dificilmente ele irá conseguir credibilidade.
No mundo globalizado atual, onde a competitividade é extremamente acirrada, a conduta faz a diferença e estabelece regras. Portanto, a pessoa que possui um comportamento ético ao exercer suaprofissão irá não apenas destacar-se dos demais, mas posicionar-se no mercado com um diferencial, o que contribuirá muito para a longevidade profissional, tendo sua carreira, além de consolidada, acima de tudo respeitada.
Devemos lembrar sempre que, as organizações são compostas de pessoas, e estas com seus talentos, anseios, sentimento, idéias, inteligências, culturas, princípios e...
tracking img