Teoria contabil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1487 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

É fundamental para o desenvolvimento da Teoria Contábil, um domínio adequado dos conceitos básicos da Contabilidade e uma análise das suas características. De igual forma,o desenvolvimento das técnicas de identificação e mensuração dos itens dos relatórioscontábeis contribui para o aperfeiçoamento do seu uso e para a melhoria dos processos de registro e gestão. Para Watts e Zimmerman(1986), o objetivo da teoria contábil, com base no enfoquepositivista, consiste em explicar e predizer a prática contábil.
Quando consegue-se explicar os fenômenos contábeis, com o embasamento da racionalidade natural, do ponto de vista da metodologia indutiva, além de fazer ciência, também desperta no pesquisador anecessidade de raciocinar, analisando as variáveis e suas relações de causa eefeito.
O domínio apropriado do valor econômico de ativos, passivos, patrimôniolíquido, despesas, receitas, perdas e ganhos tornam-se cruciais, demandando a necessidade deestimular a pesquisa acadêmica na busca de metodologias de mensuração de ativos e passivos,que possam fornecer um valor mais aproximado da realidade do patrimônio de uma entidade.O crescente número de investigações empíricas na áreacontábil vem instigando cada vezmais o desenvolvimento teórico do papel que a Contabilidade exerce na sociedade e nasorganizações.

Conceitos Relevantes de Ativo, Passivo, Goodwill, Receitas, Despesas, Ganhos e Perdas:
Uma Análise do Ensino da Teoria da Contabilidade.

Entender os conceitos e analisar suas características é fundamental para o desenvolvimento da teoria contábil. A mensuraçãoapropriada de ativo, passivo, patrimônio líquido, receita, despesa, perdas e ganhos, são muito importantes e primordiais para que se possa ter com clareza o valor próximo do real patrimônio de uma entidade. Conhecer os valores econômicos é imprescindível para a tomada de uma decisão financeira. Torna-se importante o estudo mais amplo da teoria da Contabilidade para que se possa ter uma melhorconceituação e compreensão dos termos contábeis, que são um alicerce para a contabilidade, onde esse estudo contribuirá para evolução da percepção dos conceitos. Onde os mais relevantes são: ativo, passivo, goodwill, receita, despesa, ganhos e perdas.
Onde ativo seria o conjunto de bens e direitos de uma entidade. Estudar o ativo seria muito importante pois este está ligado diretamente a receitas edespesas. E é de utilidade também para definição de passivo, perdas e ganhos. Também definidos como benefícios econômicos futuros prováveis, onde o ativo é um recurso controlado pela empresa, do qual se espera um benefício futuro.
Para a Contabilidade Básica, são considerados ativos os bens e direitos de uma entidade, expressos em moedas e a disposição da administração, sob ótica econômica, os ativos sãorecursos controlados pela empresa e capazes de gerar benefícios futuros. Meigs e Johnson (1962, apud IUDÍCIBUS, 2009) definem ativos como recursos econômicos possuídos. Essa expressão “recursos econômicos” é mais abrangente, mas, o conceito ainda se limita à posse do ativo. Uma equipe de alunos da USP e da PUCSP definem ativo como: “recursos controlados por uma entidade capaz de gerar, mediata eimediatamente, fluxo de caixa.” Dentro disso, terminologias são usadas por pesquisadores da Contabilidade: “benefíciosfuturos esperados, recursos econômicos possuídos, valor para empresa, direito específico a benefícios futuros e potencialidade de serviços futuros”.
Muitos autores acreditam que a geração de riqueza esta cada vez mais relacionada ao ativo intangível ou aos ativos intelectuais. Lev(2001 apud PEREZ; FAMÁ, 2006) define ativo intangível como um direito a benefícios futuros que não possui corpo físico ou financeiro, que é criado pela inovação, por práticas organizacionais e pelos recursos humanos.
A conquista ou a perda de um monopólio não estão sendo registradas pela Contabilidade Financeira, mas podem afetar o valor da empresa e o patrimônio de seus acionistas. Nos...
tracking img