Teoria contabil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1369 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Contabilidade: Aspectos relevantes da epopeia de sua evolução

• Introdução

Um campo de conhecimento essencial para formação dos agentes decisórios dos mais variados níveis e fruto concebido da relação entre desenrolar dos fatos econômico-financeiros e sua captação e processamento segundo os paradigmas de uma metodologia própria e potencializada para racionalidade cientifica. Logo apedra fundamental que apoia e sustenta o edifício contábil pode ser definida como “ a contabilidade seguindo, relatando e respeitando a essência dos eventos econômicos que captura e mede’’.
Segundo Hendriksen e Van Breda( 1999:30) pontificam:
[...] A contabilidade é um produto do Renascimento italiano. As forças que conduziram a essa renovação do espírito humano foram as mesma que criarama contabilidade [...]
Claramente, a contabilidade, antes de ciências foi, em seus inícios um sistema completo de escrituração métodos das partidas dobradas. Assim bem patente, desde seu ‘‘renascimento’’ como sistema perfeitamente desenvolvido que a contabilidade da época era a respostas as necessidades praticas dada pela criatividade do ser humano em desenvolver técnicas para resolverproblemas reais.


• Uma gestão de risco

Liber Abaci , um precursor de livros de escrituração que adviriam mais tarde, a partir, principalmente, da obra de Lucas Paciolli. Trabalho de Paciolli enquadra, perfeitamente, o método contábil. A época do surgimento das partidas dobradas e, crê-se, ate na época de Paciolli, possivelmente não se conhecia ainda o conceito de números negativos.Daí por incrível que se possa parecer surgiu uma das maiores forças dos métodos, representados pela figura da dualidade débito/crédito, ou seja os escriturados da época desenvolveram , o seu modo, uma espécie de nova teoria matemática como a figura do saldo devedor e credor para suprir o que faltava.
Kam ( 1990) explica melhor o conceito afirmando, textualmente em tradução livre(pag. 22).[...] As explicações que avançamos aqui é a força primaria para o desenvolvimento da contabilidade, a partidas dobradas é a formação e os crescimentos das entidades empresariais num ambiente de mercado complexo [...]

• Contabilidade: Nasceu gerencia ou financeira?

Um dos motivos que provocam mudanças substancial no escopo e complexidade da contabilidade foi sem duvida, o surgimento dogestor ou gerente, como agente separado do proprietário. Apesar de a contabilidade ter nascido gerencial, filha extraída de uma costela da contabilidade geral, se expande se desvincula dos rígidos parâmetros da financeira. A dicotomia entre proprietários e gerentes é a parte da premissa de que, internamente á empresa, os gerentes (chamados de agentes na teoria) dispõem de muito mais informação doque os proprietários (chamados de principais). Da mesma forma, como a sociedade em geral é uma rede de contratos de agencia, se for considerado a empresa em relação ao mercado, esse tem menos informação do que aquela. Diminuir ou conter a assimetria informacional é uma das tarefas mais importantes da moderna contabilidade.


• Objeto e Objetivo

Objetivo e objeto, todavia, estãointimamente ligados em contabilidade. Os objetos tem um alcance é uma hierarquia muito mais ampla do que o objetivo. O objetivo é aonde se quer chegar e quem se quer encontrar; objeto representa o contexto formal da estrutura patrimonial que se altera à medida que os eventos são captados e registrados pela técnica contábil .
Assim o objeto da contabilidade, ou seja, o patrimônio e suasvariações quantitativas e qualitativas é a resposta ou a forma mais inteligente de atingirem seus objetivos. Todavia, que, antes de se atingirem os objetivos, é preciso um processo de comunicação claro no qual o usuário perceba nitidez o que a linguagem contábil quer transmitir. Essa parte do processo esta longe, ainda, de ter sido resolvida eficientemente, pois envolvem transmissor e receptor, ruídos...
tracking img