Teoria comportamental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2008 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ronaldo Evelin Valdiane Everton

Teoria Comportamental

Disciplina: Introdução a Administração Professor:RobisonVolkweiss Professor:

Toledo PR 2012

SUMÁRIO

1-INTRODUÇÃO ...................................................................................................22-ORIGENS.............................................................................................................3 3-MOTIVAÇÃO .....................................................................................................3 4-HIERARQUIA DAS NECESSIDADES (MASLOW).........................................4 4.1-Necessidades Fisiológicas 4.2-Necessidades de Segurança 4.3-Necessidades Sociais 4.4-Necessidades de Estima 4.5-Necessidades de Auto realização 5-TEORIASX............................................................................................................4 6-TEORIA Y..............................................................................................................5 7-TEORIA Z...............................................................................................................5 5-PROCESSODECISORIAL....................................................................................6 6-OBJETIVOS INDIVIDUAIS E ORGANIZACIONAIS........................................8 7-APRECIAÇÃO“CRÍTICA”....................................................................................9

2

INTRODUÇÃO

A Teoria Comportamentalmarca a mais profunda influência das ciências do comportamento na administração. Para muitos, representa a aplicação da PsicologiaOrganizacional à Administração. Surgiu em 1947 nos Estados Unidos, dentro de uma fundamentação amplamente democrática. Esta teoria se assenta em novas proposições acerca da motivação humana, notadamente as contribuições de McGregor, Maslow e Herzberg. O administrador precisa conhecer os mecanismos motivacionais para poder dirigir adequadamente as pessoas.

3

TEORIA COMPORTAMENTAL

2- ORIGENS

1-Aoposição dura e definitiva da teoria das relações humanas em relação a teoria clássica caminhou lentamente para o segundo estágio: a teoria comportamental. “Essa passou a representar uma nova tentativa de síntese da teoria da organização formal com o enfoque das relações humanas”. 2-A teoria comportamental representa um desdobramento da teoria das relações humanas rejeitando as concepções ingênuase românticas da teoria das relações humanas 3-A teoria comportamental critica a teoria clássica,havendo autores que enxergam no behaviorismo o verdadeiro oposto da organização formal. Aos princípios gerais da administração ao conceito da autoridade formal e a posição rígida e mecanística dos autores clássicos. 4-A teoria comportamental deu-sea incorporação da sociologia da burocracia,aumentando aárea da teoria administrativa .A teoria comportamental mostra-se muito critica, principalmente quando se refere ao modelo de maquinas, que aquela adota para representar a organização. 5-Em 1947surge um livro que marca o inicio da teoria comportamental: ”O comportamento Administrativo” de Hebert Alexander Simon. O livro constitui um ataque aos princípios da teoria clássica e aceita com os devidosreparos e correções das principais idéias da Teoria das relações humanas. A Teoria Comportamental surge no final da década de 1940 com uma definição total de conceitos administrativos.

3-MOTIVAÇÃO O homem é considerado um animal complexo dotado de necessidades complexas e diferenciadas. Segundo os autores behavioristas, o administrador precisa conhecer as necessidades humanas para melhorcompreender o comportamento humano e utilizar a motivação humana como poderoso meio para melhorar a qualidade de vida nas organizações.

4

HIERARQUIA DAS NECESSIDADES DE MASLOW Abraham H. Maslow, psicólogo e consultor americano, apresentou uma teoria da motivação segundo a qual as necessidades humanas estão dispostas em níveis, numa hierarquia de importância e influência. Nessa hierarquia das...
tracking img