Empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1873 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

A palavra empreendedor vem do francês entrepreneur e significa aquele que assume riscos e começa algo novo. De posse de uma ideia ou projeto pessoal e passando a operar o negócio o empreendedor assume riscos e responsabilidades e precisa inovar continuamente. Esse conceito abrange além dos fundadores de empresas, membros da segunda ou terceira geração de empresas familiares e osgerentes-proprietários, que compram empresas já existentes de seus fundadores. O espírito empreendedor está também presente em todas as pessoas que, mesmo sem fundarem uma empresa ou iniciarem sues próprios negócios, estão antenadas e focalizadas em assumir riscos e inovar continuamente. O empreendedor além de querer montar algo novo também poderá optar por comprar um negócio ou comprar uma franquia.A pessoa empreendedora é aquela que consegue fazer as coisas acontecerem, ela é dotada de capacidade para os negócios, tino financeiro e identifica oportunidades facilmente. Com essa gama de conhecimento, transforma ideias em realidade, em seu benefício e de toda a comunidade. O empreendedor demonstra imaginação e perseverança, qualidades, que usadas corretamente, o capacitam a transforma umaidéia simples e mal estruturada em algo concreto e bem-sucedido no mercado.

















DESCRIÇÃO

Há várias razões para uma pessoa resolver abrir seu próprio negóci6, desde querer ser dono de seu próprio nariz, ter independência financeira ou desenvolver uma idéia a muito nutrida. Claro que a sorte é necessária, mas ela depende de fatores externos que estão totalmentefora de nosso controle. O ideal é contar com o seu próprio conhecimento e preparo para o novo desafio que se mostra a frente. Deve-se tomar o cuidado de prever os riscos e os possíveis tropeços. Dessa forma aumenta as chances de sucesso do novo desafio uma vez que você consegue neutralizá-los. Outra diga muito importante é agir com cautela e muito bom senso, esses são ingredientes importantes parafazer dar certo seu desafio.



NEGÓCIO

Negócio é todo esforço organizado por determinada pessoa para produzir bens e serviços, a fim de vendê-los em um determinado mercado e alcançar recompensa financeira pelo seu esforço. Quem é empregado e resolve abrir seu próprio negócio deve avaliar as vantagens e desvantagem de ser empregado e as vantagens e desvantagens de ser dono de seu próprionegócio, além de uma avaliação cuidadosa do mercado que vai atuar o público que se quer atingir. Uma pesquisa de mercado nesse momento ajuda muito.

Todo negócio envolve necessariamente algum produto/serviço, consequentemente, algum fornecedor e algum cliente; uma cadeia de entradas, processos e saídas; alguma produção e algum mercado; uma forma de satisfazer alguma necessidade do cliente ouresponder a alguma oportunidade de mercado. Para isso o empreendedor tem que negociar, que nada mais é que comprar e vender algo a alguém claro que ele deve agregar valor no meio dessas duas pontas. Essa negociação acontece no mercado, que é o lugar físico ou virtual, em que os compradores e os vendedores se localizam ou se reúnem para efetuar suas transações.



EMPRESAS

Uma empresa é um conjuntode pessoas que trabalham juntas para alcançar certos objetivos por meio da gestão de recursos humanos, materiais e financeiros. Tem como função básica no sistema econômico produzir bens e serviços.

Os objetivos da empresa podemos classificar como diretos e indiretos, os diretos são: a produção ou a venda de mercadoria ou a prestação de serviços. Naturalmente que para tudo isso andar as empresasprecisam de pessoas, que são os recursos humanos e máquinas e equipamentos, móveis e utensílios, que são os recursos materiais e o capital, que são os recursos financeiros. Os objetivos indiretos são: Ganhar mais do que gasta para produzir ou vender suas mercadorias ou prestação de serviços, surgindo daí o lucro, que é a remuneração do empreendedor que cria e impulsiona a empresa em uma...
tracking img