Teoria classica e cientifica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (656 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ADMINISTRAÇÃO CIENTIFICA

A administração científica é um modelo de administração criado pelo americano Frederick Winslow Taylor no fim do século XIX e início do século XX e que se baseia naaplicação do método científico na administração com a intenção de garantir o melhor custo/benefício aos sistemas produtivos.
Os operários deveriam ser escolhidos com base em suas aptidões (ou seja, determinaçãode perfil para exercer tal função) para a realização de determinadas tarefas (divisão do trabalho) e então treinados para que executem da melhor forma possível em menos tempo. Taylor, também, defendeque a remuneração do trabalhador deveria ser feita com base na produção alcançada, pois desta forma, ele teria um incentivo para produzir mais.
Princípios da Administração Científica
Taylor apresentaseus estudos, porém com maior ênfase em sua filosofia, e introduzem os quatro princípios fundamentais da administração científica:
* Princípio de planejamento – substituição de métodos, oconhecimento adquirido pela experiência do povo, sem comprovar cientificamente por procedimentos científicos – sai o improviso e o palpite, o trabalho deve ser planejado e testado, seus movimentos decompostos afim de reduzir e racionalizar sua execução.
* Princípio de preparo dos trabalhadores – selecionar os operários de acordo com as suas aptidões e então prepará-los e treiná-los para produzirem mais emelhor, de acordo com o método planejado para que atinjam a meta estabelecida.
* Princípio de controle – controlar o desenvolvimento do trabalho para se certificar de que está sendo realizado de acordocom a metodologia estabelecida e dentro da meta.
* Princípio da execução – distribuir as atribuições e responsabilidades para que o trabalho seja o mais disciplinado possível.
Boa parte desta teoriafoi estudada e aprimorada por diversos estudiosos da época, mesmo com as criticas, ex: Henry Ford que criou a linha de montagem aplicando e aperfeiçoando o princípio da racionalização proposto por...
tracking img