Teoria cientifica e teoria comportamental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (406 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Teoria científica da administração

Administração científica é o modelo de administração seguido pelo engenheiro Frederick Taylor (1856-1915), caracteriza pela ênfase nas tarefas.
O principalenfoque:
* Racionalização do trabalho no nível operacional.

Motivos:

* Vadiagem sistemática por parte dos trabalhadores;
* Desconhecimento pela gerência das rotinas;
* Falta devariedade das técnicas e métodos de trabalho.
Taylor procurava um modelo certo de organização racional do trabalho, seleção cientifica do trabalhador, o tempo padrão para realizar as tarefas, planopara incentivo salarial, o trabalho em conjunto, desenho de cargos e tarefas, supervisão funcional, ênfase na eficiência, as condições de trabalho dos funcionários, padronização e princípios de exceção.Taylor preconizou a pratica da divisão de trabalho, enfatizando tempos e movimentos a fim de “máxima produção e mínimo custo”.

Teoria comportamental

A teoria comportamental da administração,a ênfase permanece nas pessoas mas dentro de um contexto organizacional.
A teoria comportamental defendia a valorização do trabalhador em qualquer empreendimento baseado na cooperação,propunha-se fornecer uma visão mais ampla do que motiva as pessoas para agirem ou se comportarem do modo que o fazem, particularizando as situações especificas do individuo no trabalho.
Para explicar ocomportamento organizacional, a teoria comportamental se fundamenta no comportamento individual das pessoas. Maslow, um psicólogo e consultor americano, apresenta uma teoria de motivação, segundo a qual asnecessidades estão organizadas e dispostas em níveis, numa hierarquia de importância e de influencia. Sendo elas:
* Necessidades fisiológicas: Constituem o nível mais baixo de todas necessidadeshumanas, mas com vital importância. (alimentação, repouso, abrigo ou desejo sexual);
* Necessidades de segurança: São as necessidades de segurança ou de estabilidade, a busca de proteção contra...
tracking img