Teoria 2 mundos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (403 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A TEORIA DOS DOIS MUNDOS

Para se entender a teoria dos dois mundos de Platão, é importante saber o que o filósofo diz ser idéia: uma causa inteligível, de natureza não física, diferente de serapenas uma representação mental. Ela é permanente, imutável e existe por si. A idéia constitui o “verdadeiro ser”, ou seja, aquilo que está livre do sensível. Platão designa ainda outro termo paraela: Paradigma, como cada coisa deve ser, o seu modelo permanente. As idéias se manifestam em outro mundo, o nosso mundo. Portanto, existem dois mundos: o mundo das idéias (inteligível) e o mundo dascópias ou representações (sensível).
Platão denomina o conjunto de idéias de “Hiperurânio”, que significa “acima do céu”. Nesse “lugar” existem idéias para tudo, como moral e estética. Essaidéiascaracterizam a “substância, que não tem aspecto físico ou cor. Platão diz ainda ser impossível alcançar esse mundo, ao menos se possuir o conhecimento das verdadeiras causas. Somente aquele (filósofo)que consegue desenvolver a parte mais elevada da sua alma consegue atingir o mundo inteligível. No meio dessas idéias, existe uma que se destaca, pois submete a si todas as outras : a idéia Máxima deBem. Ela simboliza a busca do filósofo rumo ao conhecimento superior.
O mundo sensível é formado pelo conjunto de cópias de idéias do mundo inteligível, construídas por um “criador”, oDemiurgo. Ele consegue dar forma a uma matéria-prima tendo como base as ideias eternas. Esse mundo foi criado por bondade e amor ao bem, não podendo, portanto, ser corrompido, pois não há traços de corrupçãoem sua formação. O mal vem do espaço sensível para o inteligível. Portanto, o mundo sensível é nada mais do que uma cópia do mundo inteligível, sendo suas representações mutáveis e não eternas. Umaconcepção interessante de Platão dentro desse espaço mutável é a do tempo: para o filósofo, o tempo não existia antes da criação do mundo, sendo criado junto com ele. Desse modo, o tempo, assim como...
tracking img