Teologico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7248 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SEMINÁRIO DE TEOLOGIA DA ASSEMBLÉIA DE DEUS DE MISSÕES
EM CONVÊNIO COM A FATADEB (FACULDADE TEOLÓGICA DA ASSEMBLÉIA DE DEUS DE BRASÍLIA)

Presidente: Pr. Tugval Gomes
Diretor: Pr. Max Iraudino Gomes

DISCIPLINA: ANGELOLOGIA

PROFESSOR:

ALUNO:

BELÉM 2010
CONTATO: profmax3000@hotmail.com
ANGELOLOGIA

ÍNDICE

I. Quem são os anjos?

1.1. A origem dos anjos

1.2. Suanatureza espiritual

1.3. O caráter dos anjos

1.4. A classificação dos anjos

1.5. O “anjo da guarda”

II. Satanás

2.1. A origem de satanás

2.2. O caráter de satanás

2.3. Suas atividades

III. Os espíritos maus

3.1. Quem são e de onde vem

3.2. Qual o seu caráter

3.3. Sua classificação

3.4. O destino dos anjos

3.5. Jesus e os demônios

3.6. O cristão eos demônios

ANGELOLOGIA

Segundo as escrituras os anjos são seres espirituais a serviço de Deus, tanto no céu como na terra, aqui, para cuidar daqueles que tem o selo de Deus e hão de herdar a vida eterna.

I – OS ANJOS, QUEM SÃO ESSES SERES?

O apostolo Paulo nos informa em uma de suas cartas que os gnósticos prestavam adoração aos anjos (Cl 2:18); Mais tarde, na Idade Média, com ascrenças absurdas dos rituais de bruxarias, com culto aos anjos; e agora em nossos dias, os estudos cabalísticos personalizados no meio esotérico e místico de um movimento chamado “Nova Era”, ensinam novamente o culto aos anjos, por meio de bruxos sofisticados e modernos. Sabendo nós, antes de tudo, da existência e ministério dos anjos que são fartamente ensinados nas Escrituras, que os anjos nãorecebem adoração, ao contrario, são prestadores de culto. Por isso, não podemos negligenciar os ensinamentos sagrados.
O maior e mais antigo tratado sobre anjos é a Bíblia. No AT, cujos escritos vão do segundo milênio aos anos quatrocentos antes de Cristo, temos 109 referências a anjos. A palavra hebraica para anjo é “mal’akh”, cuja idéia básica é de um mensageiro sagrado, humano ou sobrenatural.Já no NT, cujos escritos vão dos anos 49 a 100 depois de Cristo, temos 186 referências a anjos. Em grego, a palavra usada é “ângelus”, que também tem o sentido de mensageiro, de intermediário.
É importante dizer que a natureza dos anjos tanto se manifesta nos anjos fiéis quanto infiéis. A diferença se traduz no resultado das ações. Por exemplo: todos os anjos são imortais, mas os infiéis serãocondenados à prisão eterna, enquanto que os fiéis adorarão a Deus eternamente.

1.1 – A origem dos anjos
Os anjos não são eternos, Eles foram criados por Deus nalgum momento da eternidade (Ne 9:6; Sl 148:2; Cl 1:16).
A Bíblia não indica com precisão em que momento foi esse, mas podemos entender que isso deve ter acontecido imediatamente após ter criado os céus e antes de ter criado a terra,segundo podemos ver em Jó 38:4-7; Gn 1:1; 2:1. Não podemos também definir número, mas sabemos que “exército” compreende grande quantidade; uma “legião” (Dn 7:10; Mt 26:53; Hb 12:22) compreende um número grandioso (uma legião romana geralmente era composta por 6.000 integrantes). Deus certamente criou todos de uma só vez, pois o anjo segundo se entende, não tem capacidade de multiplicar-se como ohomem (Mt 22:30).
A palavra original correspondente no grego é “aggeloz=ângelus”. É usado tanto para mensageiros humanos (I Rs 19:2; Lc 9:52) quanto divinos (Lc 1:28). Os anjos são seres espirituais criados para ministrarem a Deus, seja na adoração ou no serviço de Deus em favor dos que hão de herdar a eterna salvação, ou até mesmo para anunciar e executar o juízo de Deus. Dentre os anjos, há osque foram confirmados em santidade, os bons, e os que foram confirmados em iniqüidade, os maus; estes, ao contrário dos bons, em rebeldia tentam impedir a obra de Deus (I Rs 19:2; Lc 9:52; Lc 2:28).

Os anjos foram criados para cumprir os propósitos de Deus:

* Foram criados para darem glória, honra e ações de graças à Deus. Eles adoram a Deus (Is 6:1-3; Mt 18:10);
* Foram criados...
tracking img