Teologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (647 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CONTRA-REFORMA
Gerado por um poderoso esforço da igreja católica Romana, no sentido de recuperar o terreno perdido, destruir a fé protestante e o interesse de expandir suas doutrinas junto apaíses estrangeiros, através de ações missionárias. Esse movimento foi chamado de contra-reforma. No ano 1545. Por meio d concilio de Trento, o papa Paulo III, com objetivo de por fim aos abusos quecausaram a reforma, ato este que durou quase 20 anos transcorrendo os governos de 4 papas, entre 1545 a 1563. Este concilio era composto por todos os bispos e homens superiores da ordem religiosa, chamadode ABADES. Na intenção de promover a separação entre católicos e protestantes, tornando a igreja outra vez unida, fato este que não aconteceu. Ao decorrer dos tempos como resultado desta reunião,fizeram muitas reformas e as doutrinas foram estabelecidas. Ficando assim conhecida com uma REFORMA CONSERVADORA dentro da Igreja Católica Romana.
A contra-reforma de maior influencia foi a ordemdos Jesuítas, fundada pelo espanhol Inácio de Loyola, no ano 1534. E era caracterizada pelas combinações de uma severa disciplina, uma intensa lealdade a igreja e a ordem, e uma profunda devoçãoreligiosa. Sendo notório o grande esforço para arrebanhar pessoas convertidas a uma doutrina, chamadas (PROSÉLITOS). Por ser uma ordem monástica e com o objetivo de combater o movimento protestante atravésde métodos conhecidos e/ou forma secreta tornou-se uma poderosa ordem dos Jesuítas. Tendo contra ela a oposição mais severa até mesmo nos países católicos e quase por toda Europa. No ano de 1773 opapa CLEMENTE XIV, decretou a proibição do funcionamento desta ordem dentro da igreja, passando a funcionar secretamente, retornando abertamente no ano 1814. Hoje é uma das forças ativas para divulgar efortalecer a igreja romana em todo mundo.
A perseguição ativa foi outra arma grandiosa usada para impedir o crescente espírito da reforma. Os protestantes também perseguiram, e até mataram,...
tracking img