Desafio de t. adm anhangueira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3967 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Curso Administração 1

Pólo Agudos

Teoria Da Administração.

Agudos-SP
Abril / 2011

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Agudos-SP
Abril / 2011

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIADesenvolvimento do Desafio de Aprendizagem da disciplina de Teoria da Administração do Curso de administração do Centro de Educação a Distância da Universidade Anhanguera-Uniderp, sob a orientação da professora-tutora presencial Rosana A. Dal’Evedove.

Agudos-SP
Abril / 2011

Sumário
Introdução à Teoria Geral da Administração, os primórdios daadministração e Abordagem Clássica da Administração. 5
Abordagem Humanística, Neoclássica da Administração. 7
Origem Da Teoria Neoclássica 8
Características Principais Da Teoria Neoclássica 8
Administração Como Técnica Social 9
Teoria Estruturalista. 9
Abordagens Comportamentais e Sistêmicas da Administração 11
Abordagens sistêmicas e Contingencias da Administração. 13
AbordagemContingencial 14
Novos Paradigmas 14
Quadro Comparativo. 14
Referencias: 17

Introdução à Teoria Geral da Administração, os primórdios da administração e Abordagem Clássica da Administração.

A TGA é o campo do conhecimento humano que se ocupa da administração em geral não se preocupando onde ela seja aplicada, se nas organizações lucrativas (empresas) ou se nas organizações não – lucrativas. ATGA se trata do estudo da administração das organizações. Existem três tipos de habilidades necessárias para que o administrador possa trabalhar com sucesso: habilidade técnica, habilidade humana e a habilidade conceitual.

Habilidade técnica: consistem em utilizar, conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para o desempenho de tarefas específicas, por meio da experiência eeducação. É muito importante para o nível operacional.

Habilidades humanas: consiste na capacidade e facilidade para se trabalhar com pessoas, comunicar, compreender atitudes e motivações e liderar grupos de pessoas.

Habilidade conceitual: consiste na capacidade de compreender a complexidade da organização como um todo e ajustamento do comportamento de suas partes. Essa habilidadepermite que a pessoa se comporte de acordo com os objetivos da organização total e não apenas de acordo com os objetivos e as necessidades de seu departamento ou grupo imediato. É muito importante para o nível institucional.

Alguns antecedentes históricos: a administração e a organização tiveram influências filosóficas científicas, organizações militares, igreja católica, arsenal de veneza ,revolução industrial, fundição Soho, new Lanark.

Revolução industrial: produto de dois importantes eventos do século xviii, surgimento das fábricas, invenção das máquinas: aumento da produtividade, migração das zonas rurais para os centros industriais, crescimento das cidades, necessidade de infra-estrutura.

Escolas do pensamento administrativo: Taylor e a administração científica.Frederick Taylor desenvolveu técnicas de eficiência para minimizar esses problemas.

Aplicaram métodos e técnicas de engenharia industrial, uma das preocupações básicas de Taylor era eliminar os desperdícios e elevar os níveis de produtividade. Os princípios de Taylor eram: princípio de planejamento: planejar o método de trabalho, princípio de preparo: trabalho dos selecionados etreinados, trabalhando em local adequado, princípio de controle: verificar se tudo está sendo feito como planejado princípio da execução: disciplina e responsabilidades sobre as tarefas. Algumas Considerações sobre a administração científica. Melhorou a produtividade e eficiência das fábricas

• Introduziu a análise científica no ambiente de trabalho

• Gratificação diferenciada: recompensas...
tracking img