Teologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2071 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha Crítica do Livro Em Busca de Identidade

FACULDADES ADVENTISTA DA BAHIA

SEMINÁRIO ADVENTISTA LATINO-AMERICANO DE TEOLOGIA
Mestrado intra corpus em Teologia, 2011
Wanderson Vieira da Silva


RESENHA CRÍTICA


1.Bibliografia - KNIGHT, George R. Em busca de identidade: o desenvolvimento das doutrinas adventistas do sétimo dia. Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2005, 220p.R$ 32,00.
2. Biografia – George Raymond Knight (1941 -) é um historiador e educador adventista do sétimo dia; está jubilado e mora no estado americano do Oregon. Knight se uniu à Igreja Adventista através do ministério de Ralph Larson. Completou o bacharelado no Pacific Union College, MA e MDiv da Universidade Andrews, em 1976, e um EDD da Universidade de Houston. Fez especialização em Filosofiada Educação de 1976 a 1985, e em História da Igreja de 1985 a 2006. Iniciou sua carreira dando aulas na faculdade de educação, mas o seu grande interesse pela história adventista levou-o para o Departamento de História da Igreja no Seminário Teológico Adventista do Sétimo Dia. Foi professor na Andrews University por trinta anos. Os pontos focais de suas monografias durante todos os anos que alilecionou foram a história e filosofia da Educação Adventista e a história dos adventistas do sétimo dia. Knight escreveu mais de 35 livros e foi o responsável pela edição de aproximadamente 40 livros nas áreas de Filosofia da Educação, História Adventista, Estudos sobre Ellen White, Teologia e os estudos sobre o Novo e Antigo Testamentos. No início da década de 90, editou as séries AndrewsUniversity Seminary Studies e The Bible Amplifier Commentary. Atualmente, Knight é editor da série biográfica Adventist Pioneer, da série Library of Adventist Theology e da Adventist Classic Library. Apesar da aposentadoria, está escrevendo um comentário sobre vários livros da Bíblia, tendo já finalizado o sétimo volume.

3. Conteúdo A obra de Geoge R. Knight tem como tema principal o “Desenvolvimentohistórico da teologia adventista”[1]. Esse desenvolvimento reprensentou uma busca contínua da igreja por uma identidade. E essa identidade ocorreu sob a primícia de que a verdade é progressiva.

Para fundamentar sua tese, Knight, já no primeiro capítulo, desenvolve a Natureza Dinâmica da “Verdade Presente”. Aqui, ele disserta que os pioneiros do adventismo como José Bates, Tiago e Ellen Whitetinham claro em suas mentes o conceito dinâmico da verdade. Essa visão dinâmicafoi bem expressa nas palavras de Ellen White: “Esperamos ainda progredir, de forma que nossa vereda se torne cada vez mais brilhante até dia perfeito”[2]. Corroborando essa forma de ver a verdade, Knight acrescenta ainda que os primeiros crentes eram rigidamente contra os credos, pois, para eles, existia a possibilidade dasdoutrinas descobertas evoluírem. Porém, paralelalmente ao desenvolvimento da verdade ocorria a fundamentação das que eram descobertas.

No segundo capítulo, o autor continua justificando sua tese inicial quando aborda a idéia que O Adventismo não Nasceu no Vácuo. Aqui, a idéia principal é que o pano de fundo teológico do adventismo se construiu com a articulação de pelo menos sete fatores. Oprimeiro fator mencionado que contribuiu para esse pano de fundo foi o restauracionismo que tinha como objetivo completar “a Reforma inacabada”[3]e incentivar o retorno à Bíblia. O segundo fator foi a Conexão Cristã, nas pessoas de José Bates, Tiago White e José Himes que foram indivíduos fundamentais para contrução das bases teológicas adventistas. O terceiro corresponde a contribuição metodista napessoa de Ellen White, uma das fundadoras do adventismo sabatista. A quarta contribuição veio do movimento filosófico deista com sua abordagem racional das coisas. O quinto foi o puritanismo que marcou a história americana com o seu objetivo de estabelecer nacionalmente o sábado ( nesse caso o Domingo) como o dia a ser observado. Um sexto fator a ser mencionado era idéia inicial no adventismo...
tracking img