Teologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3760 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS

1. Explique o significado de “coar o mosquito” de acordo com o contexto Histórico ou panorama bíblico. (Panorama Bíblico).
Resposta:
Um problema sério era os insetos: mosquitos, moscas e pulgas, a água para o consumo tinha de estar sempre bem tampada e apesar disto os insetos sempre entravam nas vasilhas, por isto a água antes de ser consumida era coada; poristo o povo entendeu claramente quando Jesus falou em coar mosquitos Mateus 23:24).

2. Faça um breve Resumo sobre a revelação do caráter do eterno no Pentateuco. (Pentateuco)
Resposta:
Um Deus santo que não convive com o pecado, misericordioso que se compadece do pecador, que recompensa a obediência dos seus filhos, Libertador, o Deus que cura e que visita a maldade daqueles que o aborrecem.
3.Qual, a seu modo de ver, deveria ser a melhor maneira de fazer um apelo final num sermão. (Homilética).

4. De que maneira se diz que a Igreja é a Instituição sobre a terra a qual Jesus Mais ama? Efésios 5:25 até 27. Comente com suas palavras. (História da Igreja).

5. Em Is 53:2 diz: "... não tinha parecer nem formosura; e, olhando nós para ele, nenhuma beleza víamos, para que odesejássemos". Explique este texto sobre a “beleza” do Messias nesta passagem. (Profetas Maiores.)
Resposta:
A beleza fala da condição humilde de Jesus e da simplicidade da sua vestimenta.

6. Qual é o sentido correto da palavra “soter” – Qual é seu significado?(Soteriologia)
Resposta:
SOTER que em grego significa: “salvação” “libertação” “preservação”.

7. Como os antigos gregos supunham que a vidahavia surgido? Cite Exemplos. (Geografia Bíblica).
Resposta:
Os gregos, durante séculos, receberam de seus sábios as mais desencontradas e absurdas ideias acerca do aparecimento do Universo.
Exemplo: Anaximandro, pertencente à Escola Jônica, defende que o mundo teve origem a partir de uma substância indefinida: o "apeiron" em grego, sem fim.
Para Tales de Mileto, era a água o elemento do qualtodos os demais são originários. Ele foi levado a posicionar-se, dessa forma, explica Aristóteles, depois de observar a presença da água em todas as coisas.

8. Os Evangelhos muitas vezes apresentam diferenças entre si, diferenças que não chegam a ser contradições propriamente ditas, como exemplo citamos a morte de Judas Iscariote, que em Mateus 27:5 diz que se enforcou, enquanto que Lucas em Atosrelata que ele se jogou de um barranco e se partiu ao meio (Atos 1:18). Qual é a versão correta, ou como se pode conciliar as narrativas, ou os críticos tem razão ao supor que a Bíblia tem contradições? (Os Evangelhos).
Resposta:
Há quatro ofícios distintos de Cristo apresentados nos Evangelhos. Ele é apresentado como: Rei em Mateus, Servo em Marcos, Filho do homem em
Lucas e Filho de Deus emJoão. É verdade que os quatro Evangelhos têm muita coisa em comum. Todos eles tratam do ministério terreno de Jesus, sua morte e ressurreição, seus ensinos e milagres, porém cada Evangelho tem suas diferenças. É fácil ver que cada um dos autores procura apresentar um quadro diferente de nosso único Salvador. Mateus, de propósito, acrescenta à sua narrativa o que Marcos omite. Nenhum dos Evangelhoscontém a narração completa da vida de Cristo. João diz em 21.25: “Há, porém, ainda muitas outras coisas que Jesus fez. Se todas elas fossem relatadas uma por uma, creio eu que nem no mundo inteiro caberiam os livros que seriam escritos”. Existem vazios propositados que nenhum dos evangelistas pretendeu preencher. Por exemplo: todos omitem um registro de dezoito anos da vida de Cristo, entre osdoze e os trinta anos. Embora sejam completos em si mesmo, cada um registrou aquilo que era relevante ao seu tema.

9. Quais são as quatro palavras chaves que descrevem o melhor método de estudo das Escrituras e que formam um conjunto inseparável? (Métodos de Estudos Bíblicos).
Resposta:
TEXTO – CONTEXTO – PALAVRAS – IDÉIAS. Estas são as ferramentas empregadas na busca de informações...
tracking img