Teologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 80 (19860 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A ERA DA IGREJA DE SARDES

ao anjo da igreja que está em Sardes escreve: Isto diz o que tem os sete Espíritos de Deus, e as sete estrelas: Eu sei as tuas obras, que tens nome de que vives, e estás morto. Sê vigilante, e confirma os restantes, que estavam para morrer; porque não achei as tuas obras perfeitas diante de Deus. Lembra-te pois do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, earrepende-te. E, se não vigiares, virei sobre ti como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei. Mas também tens em Sardes algumas pessoas que não contaminaram seus vestidos, e comigo andarão de branco; porquanto são dignas disso. O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante de seus anjos.Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. Apocalípse 3: 1 - 6.

E

SARDES
1 Sardes era a capital da antiga Lídia. Ela passou das mãos dos monarcas da Lídia aos Persas e daí para Alexandre, o Grande. Ela foi saqueada por Antíoco, o Grande. Os reis de Pérgamo depois reconquistaram o poder até que os Romanos dominaram. Ao tempo de Tibério ela foi desolada por terremotos e pragas.Hoje é um montão de ruínas desabitadas. 2 Esta cidade era em determinada época uma cidade muito importante comercialmente. Plínio disse que a arte de tingir lã foi inventada ali. Ele era o centro onde se tingia tecidos de lã e tecia tapetes. Ela tinha uma considerável quantia de prata e ouro na área e diz-se que as moedas de ouro foram primeiramente cunhadas ali. Ela tinha também um mercado deescravos.

2
3

AS SETE ERAS DA IGREJA

A religião desta cidade era a impura adoração da deusa Cibele. As ruínas maciças do templo podem ainda serem vistas.
4 Vocês se recordam que na Era de Pérgamo eu mencionei que o conceito Babilônico da "mãe e o filho " conhecidos como Semíramis e Ninus tornou-se a Cibele e Deoius da Ásia. Os atributos dados a estes dois são mais esclarecidos quando osobservarmos lado a lado. 5 6 7 8

Ele era o deus sol; ela a deusa lua. Ele era o senhor do céu; ela a rainha do céu. Ele o revelador da bondade e da verdade; ela da gentileza e da misericórdia. Ele o mediador; ela a mediatriz.

9 Ele com a chave que abre e fecha os portões do mundo invisível; e ela com uma idêntica chave fazendo o mesmo. 10 11

Ele como o juiz dos mortos; ela como que estando aseu lado.

Ele sendo morto, ressuscitou e ascendeu aos céus; ela foi levada para lá corporalmente pelo filho.
12 Agora em Roma este mesmo deus recebe o título de nosso Senhor: ele é chamado o filho de Deus enquanto ela é chamada a mãe de Deus.

Ora, isto foi o que descobrimos lá atrás nas duas eras, onde o conceito da "mãe e do filho" chegou a proporções tremendas. Mas notem agora que assimcomo lá atrás na Babilônia onde a adoração do filho começou a decrescer em favor da adoração da mãe, assim também, ela literalmente começou a tomar o lugar do filho. Vemos nesta era que a adoração pagã de Sardes era a adoração da mulher. É somente Cibele, não Cibele e Decius. A mãe tem tomado literalmente o lugar do filho, dotada dos méritos da Divindade. Tudo que se necessita fazer é passar sobreseus vários títulos e recordar os atraentes atributos cedidos a Maria pela Igreja Romana para compreender de onde a religião desta era veio.
14 Duas coisas impressionaram-me fortemente quando observei esta adoração de Cibele. Uma foi o fato que ela usava uma chave como a de Janus que lhe dava a mesma autoridade de Janus, ( a chave dos céus e da terra e dos mistérios) e o fato que os adoradores seferiam a si mesmos até que o sangue jorrava de seus corpos, prática esta ainda hoje levada a efeito por católicos que sentem que estão sofrendo como o Senhor.

13

A ERA DE SARDES
15

3

O fato que esta é a primeira era do rompimento real com a Roma papal que verdadeiramente floresceu, sem dúvida levou a profetisa Jezabel a consolidar e enfatizar sua doutrina de Mariolatria em...
tracking img