Thiago

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6731 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FATEMIG
Faculdade de Tecnologia de Minas Gerais






A Importância da Distribuição na Exportação de Suco de Laranja











Pedro Leopoldo
2009













A Importância da Distribuição na Exportação de Suco de Laranja


Projeto Interdisciplinar apresentado à FATEMIG – Faculdade de Tecnologiade Minas Gerais no Curso Superior de Tecnologia em Comércio Exterior, tem como objetivo promover o estudo das teorias às práticas cotidianas de logística e distribuição, através de pesquisas aplicadas e suas contribuições sociais, na disciplina Projeto Aplicado.


Orientador: Bruno Gontijo Albernaz

Pedro Leopoldo
2009
Sumário

1 – Organização em EstudoApresentação da Empresa 04


2 – Introdução 06

2.1 – Contextualização do Problema 06

2.1.1 – Objetivo Geral 07


2.1.2 – Objetivo Específicos 07


3 – Justificativa 09


4 – Metodologia 10


5 – Referencial Teórico 11

5.1 – Definição de Logística 11

5.2 – Distribuição Física 12

5.2.1 – Evolução nos Recursos de Transporte13

5.3 – Canais de Distribuição 14

5.4 – Incoterm 15


6 – Resultado das Pesquisas e Análise 16

6.1 – Canais de Distribuição 17

6.2 – Incoterm 17


7 – Considerações Finais 21


8 – Referências Bibliográficas 24


9 – Anexos 25


9.1 – Anexo A 25


9.2 – Anexo B 26


9.3 – Anexo C 28


9.4 – Anexo D 30


9.5 – Anexo E 3110 – Apêndice 33


10.1 – Relatório Operador Logístico 34







Resumo
Como tendência de uma economia mundialmente integrada, o comércio exterior força a competitividade global das empresas a fim de produzir, fabricar e envolver nos processos logísticos dos produtos para que atendam o mercado global, maximizando recursos para suas próprias produções além doatendimento a responsividade das empresas quanto à logística e distribuição. É nesse contexto que o projeto em questão foi elaborado, apresentando um case entre a empresa – exportadora de suco Citrosuco e a empresa importadora, abordando uma reclamação feita pelo cliente-importador referente à baixa durabilidade com que o suco chega a sua fábrica. Este projeto tem o objetivo de identificar em qual etapade todo a logística de distribuição esta ocorrendo falhas que afetam na durabilidade do produto. Para a realização do mesmo, utilizou-se a metodologia qualitativa, roteiros de entrevistas e referencial bibliográficos que permitiram uma maior abertura para as analises e conclusões.

Palavras-Chave: Distribuição, qualidade, processo, transporte, cliente.










1 – Apresentação daEmpresa
Dedicada desde 1962 à citrocultura, a SUCOCITRO é uma empresa da divisão agroindustrial que investiu na construção da primeira fábrica de suco concentrado de laranja e subprodutos do Grupo Phithil, na cidade de Santos-SP, a Sucocitro Paulista.
Em 1992, através da Divisão Sucocitro, o Grupo Phithil iniciou uma nova etapa na história brasileira dos meios de transporte earmazenagem, tornando-se um dos pioneiros na construção de um sistema integrado de transporte a granel para suco concentrado, composto de tank farms para estocagem, terminal de exportação em Santos, navios especiais e terminal de distribuição do produto na Europa, aumentando significativamente a eficiência na logística de distribuição do produto para os mercados mundiais.
Com cinco modernasplantas, sendo quatro no Brasil e uma nos Estados Unidos, a Sucocitro é hoje uma das maiores processadoras de sucos e subprodutos de laranja do mundo.
No Brasil, sua fábrica em Santos, a primeira do Grupo Phithil, foi fundada em 1973, e hoje é a maior unidade processadora do mundo, seguida por suas outras três plantas localizadas nas cidades de Bebedouro adquirida em 2004, Limeira com...
tracking img