Teologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3834 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo do livro de Francisco, C.T Introdução ao V.T. pp35-105

O livro de Genesis
Os judeus dividiram os seus livros em três partes: a Lei, compreendendo os cinco livros de Moises, os Profetas, abrangendo todos os livros, desde Josué a Malaquias: e os Escritos ou Hagiógrafos, incluindo todos os chamados livros poéticos. Os Rabinos dão ao primeiro livro da Bíblia o nome de Bereshith (noprincipio), tirado da primeira palavra do livro de Genesis. Os primeiro onze capítulos de Genesis soa uma introdução a todo o livro e ate mesmo a todas as Escrituras, pois tratam das origens do universo e da raça humana, além disso, nota-se que o tempo abrangido na historia deste livro e muito maior que o de todo o resto da Bíblia. A palavra toledhoth (gerações) e o termo usado para iniciar cadaseção do livro, e as dez toledhoth são precedidas de uma admirável introdução, como 1:1, 2:3. As dez toledhoth são: as origens dos céus e da terra 2:4-4:26, origens de Adão 5:1-6:8, de Noé 6:9-9:29, dos filhos de Noé 10:1-11:9, de Sem 11:10-26, de Terra 11:27-25:11, de Ismael 25:12-18, de Isaque 25:19-35:29, de Esaú 36:1-37:1 e de Jacó 37:2-50:26, certamente Genesis não e um livro qualquer de textoa respeito da historia da humanidade: ao contrario disso, centraliza os seus ensinos diretamente sobre o plano divino e a sua obra redentora, assim também, tampouco o ultimo tratado sobre ciência, nada diz a respeito do método seguido na criação, deixando o campo livre a ciência, na investigação deste profundo mistério, declarando apenas, e enfaticamente, que Deus foi a fonte de toda a criação eque o plano era a criação da raça humana, em santo companheirismo e serviço com Ele. O livro de Genesis e de principio religiosos, e não se deve procurar nele mais do que isso, enfim, o Livro nos traz em uma visão geral:
* Deus criou tudo do nada. Ele e a origem da matéria
* A queda do homem diante de Deus.
* As consequências do pecado do homem na criação
* O sacrifício de Cain eo do seu irmão Abel
* A revolta de Cain
* A linhagem de Cain
* Noé e o diluvio
* A Torre de Babel
* A vida de Abraão
* A vida de Jacó
* A vida de Jose

O LIVRO DO EXODO

A palavra “Êxodo” e um termo latinizado, da palavra grega êxodos, que significa saída, partida, além disso, há duas correntes principais que procuram estabelecer o fato: 1. O êxodo teriaocorrido durante a 18. Dinastia do Egito. Esta conclusão e tirada tanto dos anais assírios, como dos bíblicos, e tem a seu favor um maior numero de investigadores. 2. O êxodo teria ocorrido na 19. Dinastia egípcia, ou seja, em 1300 a.C. Não obstante, a segunda correntes tem muitos pontos fracos que não podem ser postos de lado. Um deles e que o período entre Moises e Davi e muito curto para osmuitos fatos da historia, também, não há evidencia arqueológica que possa concluir pelo Êxodo na decima nona dinastia.
Entre Genesis e Êxodo são flagrantes, tanto em conteúdo como em proposito. Genesis descreve Deus como o Deus dos Patriarcas, da família eleita; Êxodo descreve-o como o Deus do concerto com a nação hebraica; e estas diferenças são bastante fortes para serem ignoradas,revelando grandes mudanças operadas entre a historia da narração de Genesis e a de Êxodo. O livro se divide em quatro partes distintas que são:
a. Introdução – Da morte de Jose e subsequente aumento do povo (1:1-7)
b. A opressão – (1:8-12:36)
c. O Êxodo e a marcha pelo deserto ate ao Sinai (12:37-19:1)
d. A outorga da lei (19:2-40:38).

O LIVRO DE LEVITICO

O nome. O seu nomederiva da tribo de Levi, destinada ao serviço religioso do templo, ainda mais, o ritual em hebraico de Levítico e as leis cerimoniais devem ser encarados como uma espécie de Jardim de Infância para o povo. Neste livro encontramos ensinamentos objetivos e símbolos inesquecíveis de profundas verdades espirituais. Nestas profundas verdades espirituais temos a doutrina da santidade de Deus e a...
tracking img