Teologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2771 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Proto-Evangelho(Gn 3,15)
2010-10-08 10:48
FUNDAMENTAÇÃO BÍBLICA: PROTO-EVANGELHO (Gn 3,15) |
|
|
1. PROTO EVANGELHO (Gn 3,15)O homem pecou, mas o Senhor não os abandona e faz uma promessa de restauração da aliança violada: A vitória do Salvador sobre o Tentador e o Pecado.Gn 3,15: “Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a descendência da mulher. E Ela (adescendência da mulher) te atingirá a cabeça. E tu lhe atingirás o calcanhar” |
|
Fonte: WWW.renascendoemcristo.com.br
Cap 8 - Um Guia de Estudo para o Livro de Gênesis
Gênesis 3:6-24
Introdução
Nestes dezenove versículos nós temos a história da queda do homem e os resultados do seu pecado. Felizmente, a primeira promessa do Evangelho também nos foi concedida. Quão profundamente a natureza e ofruto do pecado são descritos. Que forma condensada, mas esclarecedora a história do evangelho é profetizada. Como nós observamos anteriormente, "somente Deus poderia dizer tantas coisas em poucas palavras".
I. A Concupiscência - versículo 6.
Nos é dito em Tiago 1:15, que a concupiscência ou os desejos ilícitos produzem o pecado. De acordo com I João 2:15-16 todos os desejos pecaminosos sãoclassificados em três categorias. Enquanto Eva estava diante da árvore do conhecimento do bem e do mal, ela se deparou com estas três tentações:
A concupiscência da carne - "a árvore boa para comer".
A concupiscência dos olhos - "a árvore agradável aos olhos".
A soberba da vida - "a árvore desejável para dar entendimento".
A concupiscência da carne refere-se a qualquer desejo que incitaalguém a alimentar a natureza sensual da carne (imoralidade, embriaguez, glutonaria, etc.). O fruto deu "água na boca" de Eva, mesmo sendo ele um fruto proibido. A concupiscência dos olhos diz respeito àquelas tentações que apelam para os desejos ambiciosos dos homens de obter e possuir (roubo, avareza, etc.). A soberba da vida refere-se a todas as tentações que apelam para o orgulho pessoal do homem eseu desejo por aplauso ou grandeza.
A concupiscência da carne nos incita a procurarmos satisfação no prazer do pecado, e não no Senhor [Gálatas 6:7-8].
A concupiscência dos olhos nos leva a colocarmos as "coisas materiais" na frente do Senhor [Colossenses 3:15 - ultima frase].
A soberba da vida nos tenta a glorificarmos a nós mesmos ao invés do Senhor [Mateus 23:12].
Com esta análise nóspodemos entender melhor a vitória de Cristo sobre suas tentações [Lucas 4:1-13]. Satanás aproximou-se de nosso Salvador pelas três vias, mas ainda assim o Senhor não cometeu pecado. Ele foi bem sucedido aonde o primeiro Adão falhou.
Lucas 4:1-4 - concupiscência da carne
Lucas 4:5-8 - concupiscência dos olhos
Lucas 4:9-13 - soberba da vida
II. O Pecado do Homem - versículo 6.
A. Adão nãofoi enganado - Enquanto Eva foi enganada pelo Diabo [II Coríntios 11:3] e levada pelos seus desejos, Adão pecou com toda consciência ou conhecimento daquilo que ele estava fazendo [I Timóteo 2:14].
B. A culpa do pecado de Adão - O homem tende a tratar o pecado de Adão como um assunto banal. Na verdade isto foi muito mais que "comer da maçã". Adão tinha uma ordem simples e clara. Ele não possuíauma natureza pecadora para tão facilmente ser inflamada pelo pecado. Deus havia sido bom para ele, e todas as suas necessidades e desejos haviam sido supridas. A conseqüência do pecado tinha sido deixado bem clara. A atitude foi orgulhosa, um total ato de rebelião contra o Deus Todo Poderoso.
C. A queda do homem - Adão foi o representante de toda a raça humana. Nós não somente herdamos a suanatureza pecadora, mas em virtude de ele ser nosso representante, a Bíblia nos diz que nós pecamos em Adão. Neste sentido Adão foi o primeiro tipo de Cristo [Romanos 5:14; I Coríntios 15:22 e 45]. Pois assim como nós pecamos e morremos em Adão, da mesma maneira nossos pecados são pagos e nós vivemos em Cristo [Romanos 5:12-19].
III. O Homem Veste-se a Si Mesmo - versículo 7.
Tão logo o casal...
tracking img