Estudo sobre custos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1043 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BARRA MANSA
PRÓ-REITORIA ACADÊMICA – UNIDADE CICUTA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS

Tatiana Ferreira Sampaio – C 021034

Barra Mansa 2007

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BARRA MANSA
PRÓ-REITORIA ACADÊMICA – UNIDADE CICUTA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS

Tatiana Ferreira Sampaio– C 021034

Trabalho apresentado à disciplina de Sistema de Informações Gerenciais, do curso de administração – Unidade Cicuta, do Centro Universitário de Barra Mansa, para a composição da nota 1 (Um), sob a orientação do Professor José Cláudio

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO
2. DESENVOLVIMENTO
3. CONCLUSÃO
4. BIBLIOGRAFIA

1. INTRODUÇÃO

Visandoatender as particularidades dos modos de produção existentes a Contabilidade de Custos se viu obrigada a criar dois sistemas diferentes para definir o custeio dessas produções distintas, que são Sistema de custeio por ordem de produção e Sistema de custeio por processo de produção que se diferem basicamente por atender a empresas que trabalham por encomendas e empresas que diferentemente trabalhamcom um processo contínuo de produção.

2. DESENVOLVIMENTO

1. Sistema de Custeio por Ordem de Produção
Sistema de custeio por ordem de produção é o sistema que acumula e registra dados de operações das fábricas, que produzem sob encomenda, sejam estas unitárias ou em lotes, como por exemplo as empresas de construção civil, tipografias, setor imobiliário, estaleiros e produtoras de filmes.Os custos acumulados de matérias-primas, mão-de-obra e custos indiretos de fabricação, são computados a partir da emissão de uma ordem para produção de lotes de um bem ou serviço.
Os resultados (lucro ou prejuízo) são rapidamente diagnosticados. Para isto, basta subtrair do preço de venda os custos acumulados naquela ordem, não havendo necessidade de ser feita uma apuração periódica dosresultados.
Os custos primários que incidem diretamente ao produto poderão ser obtidos logo que a ordem esteja completamente concluída. Já os custos indiretos, só poderão ser incorporados ao produto quando terminar o período contábil.
Todo esse processo de apropriação que caracteriza o sistema requer frequentemente um grande número de pessoas dedicadas a este fim, fazendo com que os fluxos deinformações sejam inúmeros, principalmente na apuração do custo da mão-de-obra, aumentando consideravelmente o seu custo operacional.
Neste sistema o formulário de ordem de produção, tem como objetivo principal apresentar e registrar os gastos com material direto, mão de obra direta e uma estimativa dos custos indiretos relativos a unidade produzida, enfim devem conter todos os dados da produção como porexemplo:
▪ Modelo e características do produto a ser fabricado;
▪ Data de emissão e término esperado, bem como estimativa dos custos indiretos de fabricação;
▪ Locais distintos para registrar material direto e mão de obra direta;
▪ Resumos de custos.
Também são utilizados em substituição ao termo ordem de produção, os termos “ordem de serviço” ou “ordem de trabalho”
1. OSistema de Custeio por Ordem de Produção, apresenta algumas desvantagens como:
▪ Custo administrativo elevado – já que exige considerável trabalho burocrático para o registro das informações minuciosas requeridas no adequado preenchimento das ordens de produção;
▪ Controles permanentes são necessários para assegurar a correção dos dados de material e de mão-de-obra direta apropriados acada ordem de produção;
▪ Quando um embarque parcial é efetuado antes do encerramento da respectiva ordem de produção, faz-se necessária a utilização de estimativas para determinação do custo de vendas dos produtos enviados ao cliente.

2. Sistema de Custeio por Processo
O sistema de custeio por processo, adapta-se a empresas que possuam um sistema de produção contínua, com processos...
tracking img