Teologia e outros saberes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1071 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TEOLOGIA E OUTROS SABERES - Capítulo II, Parte I

1. Dados do texto:
João Décio Passos. Teologia e outros saberes. Uma introdução ao pensamento teológico. São Paulo: Paulinas, 2010.

2. Apresentação das ideias principais do texto:
Capítulo II, Parte I: A teologia e os desafios do futuro (pp. 50-64).

- O futuro sempre foi colocado pelo ser humano como tempo de realização de todas asaspirações de busca de felicidade.
- As religiões apresentam cosmovisões (visões de mundo) escatológicas que transferem para um tempo pós-histórico da realidade humana em plenitude. Na perspectiva religiosa, a concretização plena das aspirações humanas e da busca de felicidade só realizará plenamente na vida pós-morte.
- O pensamento moderno procurou descartar a concepção religiosa da históriae apresentar o futuro como uma possibilidade de realização ainda nesta vida. Os vários projetos históricos desenvolvidos na modernidade afirmam que é possível construir um futuro melhor para todos.
- Hoje podemos identificar diferentes expectativas de futuro: desejo de realizar no aqui e no agora aquilo que se espera do futuro; busca de alternativas reais de concretização da felicidade futura;busca de realização do futuro apenas no plano individual; a busca por realizar a felicidade futura através de projetos políticos e sociais e a preservação de visões de mundo oriundas de tradições religiosas.

1. Os projetos da modernidade: em busca do futuro

- Definição de modernidade apresentada pelo autor: “Por modernidade entende-se exatamente o tempo recente, como consciência do tempopresente que revê o passado e prepara o futuro. Portanto, uma etapa da história que sucede a supera a anterior” (p. 52)
- Nos tempos modernos, aquilo que consideramos como modernidade apresenta-se para nós como: uma nova etapa da história humana como superação dos limites humanos; uma etapa de domínio pleno do ser humano sobre as forças da natureza e da sociedade; uma nova situação social baseada emnovos produtos que proporcional bem-estar social; possibilidade de uma nova humanidade livre de todas as formas de domínio.
- Todos os projetos históricos surgidos na modernidade vão afirmar que o futuro melhor, de liberdade e de felicidade, ainda está por vir.

a) Os projetos políticos
- Em todos os projetos modernos, vai estar presente a idéia de que vamos passar das idéias para a prática,do sonho para a realização concreta.
- Basicamente, a modernidade apresentou-se como um projeto de futuro melhor, de felicidade plena e de liberdade total. Tanto o capitalismo como o socialismo procuraram dar viabilidade histórica a esse projeto.
- A ciência apresenta-se, na modernidade, como um dos instrumentos que possibilitará a concretização de essa felicidade e dessa liberdade.
- A própriaIgreja Católica, depois de um período de rejeição da modernidade e de seus projetos, procurará dialogar com os mesmos.

b) As ciências modernas.
- Aquilo que hoje denominamos de ciência está profundamente vinculado aos tempos modernos. Por outro lado, a compreensão do projeto das ciências modernas só é possível com a compreensão dos projetos políticos que se desenvolveram nos tempos modernos.- O domínio científico da natureza foi fundamental para o desenvolvimento do capitalismo. A expansão tecnológica do modo-de-produção capitalista só foi possível com o desenvolvimento das ciências.
- O socialismo também reivindicará o uso da ciência no seu desenvolvimento. Karl Marx denominará o se projeto político de “socialismo científico”.
- O século será o século do triunfo da ciência: neleacontecerão as grandes descorbertas e os grande avanços científicos e tecnológicos.

2. A crise da civilização

- Vivemos, nos dias atuais, um momento de crise generalizada.
- Os diagnósticos dessa crise variam muito dependendo das análises feitas: para uns a vivemos tempos de negação e de superação da modernidade (pós-modernidade); para outros, estamos vivendo uma crise que nasce da...
tracking img