Prcpl

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5158 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Carlos Henrique e Silva
METODOLOGIA DA PESQUISA TEOLOGICA
Para termos um melhor entendimento deste assunto usaremos 05 tópicos que são: o pensamento teológico; conhecimento teológico e cientifico; teologia e seus métodos; a visão cientifica da teologia; como estar teologia.
O pensamento teológico: Teologia, em geral, é qualquer estudo, discurso ou pregação que trate de DEUS ou das coisasdivinas.
O PENSAMENTO TEOLÓGICO

Teologia, em geral, é qualquer estudo, discurso ou pregação que trate de DEUS ou das coisas divinas. Foi nesse sentido generalíssimo que essa palavra foi entendida pelo grande erudito romano Marco Terêncio Varrão (Marcus Terentius Varro, 116 a.C. — 27 a.C.), filósofo e enciclopedista romano de expressão latina, nascido em Rieti, Itália. (séc. I a. C.), cuja distinçãode três teologias foi transmitida por Santo Agostinho: Teologia mítica ou fabulosa; Teologia natural ou física; e Teologia civil.
O nascimento da teologia como forma epistemológica subjetiva da tentativa de perceber a, presença de DEUS na agenda da política religiosa do ser humano.

MITO
Um mito é uma narrativa sobre a origem de alguma coisa (origem dos astros, da Terra, dos homens, dasplantas, dos animais, do fogo, da água, dos ventos, do bem e do mal, da saúde e da doença, da morte, dos instrumentos de trabalho, das raças, das guerras, do poder, etc.).
A palavra mito vem do grego, mythos, e deriva de dois verbos: do verbo mytheyo (contar, narrar, falar alguma coisa para outros) e do verbo mytheo (conversar, contar, anunciar, nomear, designar).
Quem narra o mito? O poeta-rapsodo.Quem é ele? Poeta popular, ou cantor, que ia de cidade em cidade recitando poemas épicos: Homero era um rapsodo. Acredita-se que o poeta é um escolhido dos deuses, que lhe mostram os acontecimentos passados e permitem que ele veja a origem de todos os seres e de todas as coisas para que possa transmiti-la aos ouvintes. Sua palavra – o mito – é sagrada porque vem de uma revelação divina. O mito é,pois, incontestável e inquestionável.
São três maneiras principais que o mito narra a origem do mundo e de tudo que nele existe:
1. Encontramos o pai e a mãe das coisas e dos seres, isto é, tudo que existe decorre de relações sexuais entre forças divinas pessoais. Essas relações geram os demais deuses; os titãs (seres semi-humanos e semidivinos), os heróis (filhos de um deus com uma humana ede uma deusa com um humano), os humanos, os metais, as plantas, as qualidades, como quente-frio, seco-úmido, claro-escuro, bom-mau, justo-injusto, belo-feio, certo-errado, etc.
2. Encontramos uma rivalidade ou uma aliança entre os deuses que faz surgir alguma coisa no mundo. O poeta Homero, na ilíada, epopéia que narra a guerra de Tróia, explica por
que, em certas batalhas, os troianos eramvitoriosos e, em outras, a vitória cabia
aos gregos. Os deuses estavam divididos, alguns a favor de um lado e outros a favor do outro.
3. Encontramos as recompensas ou os castigos que os deuses dão a quem lhes obedece ou a quem lhes desobedece, respectivamente (Pandora, de Odilon Redon. Da “Caixa de Pandora” saíram todos os males do mundo, segundo a mitologia grega).
Como os mitos sobre a origem domundo são genealogias, diz-se que são cosmogonias e teogonias. A palavra teogonia vem de duas palavras gregas: do verbo gennao (engendrar, gerar, fazer nascer e crescer) e do substantivo genos (nascimento, gênese, descendência, gênero, espécie). Teogonia é uma palavra composta de gonia e theos, que, em grego, significa: as coisas divinas, os seres divinos, os deuses. A teogonia é, portanto, anarrativa da origem dos deuses, a partir de seus pais e antepassados.

A NATUREZA DA TEOLOGIA

Se a ciência natural se preocupa com os fatos e leis da natureza, a teologia se preocupa com os fatos e princípios da Bíblia.

a) Definições de Teologia

Às vezes a palavra se restringe a seu significado etimológico, “um discurso concernente a Deus”. Orfeu e Homero eram chamados de teólogos...
tracking img