Prcpl

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1889 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TEOLOGIA DA FILOSOFIA

1 – Como era apresentada a Educação nas sociedades ágrafas?
A educação era apresentada de maneira informal nas sociedades ágrafas, ou seja, um misto entre valores e habilidades necessários para a vida naquelas sociedades que eram pequenas e homogêneas. A convivência diária nessas sociedades já era em si um ponto de socialização e adestramento do indivíduo.
2 – O que aFilosofia deve fazer para estabelecer um diálogo com a Educação atual?
A filosofia deve informar-se sobre o mundo da educação, dando a devida atenção às várias manifestações da educação atual. No entanto, para isso, o filosofo não pode colocar-se em separado nessa discussão, pois se exige dele um engajamento existencial tal que possibilite um aprofundamento dos pressupostos filosóficos a partir dodiálogo franco com a educação. Assim, o filosofo poderá atingir os fundamentos da educação, questionando-a a fundo e de maneira radical, segunda a forma particular que assumir, seja na questão da finalidade, do exame crítico, do estudo dos limites e possibilidades ou da análise específica de algum problema. Para isso, toda a tradição filosofia deve entrar em diálogo, servindo, assim, à discussãodo problema, pelo debate crítico e também pela pesquisa sobre a questão educacional.
3 – Até que ponto os gregos conseguiram a realização dos seus ideais?
Os gregos atingiram seu ideal de educação na Paidéia, ou seja, na educação integral do homem. Essa educação integrava tanto a cultura da sociedade quanto a criação individual. Trabalhava-se tanto a eficiência do indivíduo quanto a convivênciasocial e política. A educação formava corpo, mente, moral e sentimentos. Para isso se usava ginástica, filosofia e ciência, música e arte. O grego era educado de modo integral.

4 – O que diferencia a educação espartana da educação ateniense?
A educação espartana enfatizava, sobretudo, o ideal do guerreiro, tendo como objetivo, então, a preparação do indivíduo para o serviço militar, devotandotoda sua força e vida ao Estado. A educação visava o combate físico e a guerra, e a educação preparava o corpo para essas lutas. Havia em Esparta quase um culto ao corpo e sua preparação. Na educação ateniense, por sua vez, o combate era no nível do intelecto, e o ideal da educação era o orador. A virtude mais importante era a luta pela liberdade. A educação, por isso, preparava o indivíduo parao conhecimento da verdade, e não para os enfrentamentos de guerra. Visava, portanto, a supremacia dos valores intelectuais, ensinando a busca pela verdade, pelo belo, e pelo bem.
5 – “O mundo grego foi muito rico em tendências pedagógicas”. Associe corretamente:
( 3 ) Foi o primeiro a pensar na educação da mulher, embora restrita aos conhecimentos caseiros e de interesse do esposo.
( 2 )Centrava o ato educativo não tanto na reflexão, mas na linguagem e na retórica.
( 1 ) Pretendia realizar na vida humana a ordem que se via no universo, a harmonia que a matemática demonstrava.

( 1 ) Pitágoras
( 2 ) Sócrates
( 3 ) Xenofontes
6- Quais os ideais e as características da educação grega no período homérico? Como esta herança se manifesta nos dias atuais? Exemplifique.
O ideal deeducação na era homérica era o herói. A superioridade do herói era tida como modelo máximo, e para se atingir a glória de um herói era preciso aprender virtudes próprias de um guerreiro, como o cavalheirismo, o amor à glória, a honra, a força, destreza e valentia. Os espartanos, com toda sua educação para a guerra e para a glória heróica, são um bom exemplo desse ideal de educação. Em nossos diasalgum resquício desse ideal ainda permanece se percebermos que os meios de comunicação exaltam os heróis combatentes. Basta lembrar-se do Nazismo de Hitler e do Fascismo de Mussolini que essa característica marcante da exaltação do herói se torna clara. Ou ainda, mais recente, toda a divulgação midiática de combatentes americanos no Iraque, por exemplo, sendo louvados como libertadores, e tendo...
tracking img