Graduando em direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (639 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Lions
Curso: Direito – Matutino – Primeiro período.
Disciplina: Introdução ao Estudo do Direito
Professor. Jorge Braz da Luz
Atividade 5 - Fonte – texto 16 Concepçõesepistemolígico-jurídicas.
Data de entrega: 08/04/2013
Componentes:_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

QUESTÕES SOBRE JUSNATURALISMO

1)Durante a Idade Média, a teoria jusnaturalista apresentava que tipo de conteúdo? Justifique com base no texto.




2) De acordo com o texto, como os escolásticos concebiam o direito natural?3) Grotius (1583-1645), Locke (1632-1704) e Pufendorf (1632-1694), se enquandram no grupo de pensadores que concebem a natureza humana como genuinamente social. Considerando as ideiasdesses três pensadores, responda as questões abaixo.




a) Como Grotius dividiu o direito? O que era para ele o direito natural? Qual era o preceito fundamental desse direito?

b) Locke aoreconhecer o individualismo do direito natural moderno, idealiza uma sociedade condizente com a natureza humana. Qual é o tipo de sociedade idealizada por Locke? E, qual era o seu fim?

c)Pufendorf, no seu tempo, vê o homem desamparado e solitário. De suas reflexões, surge um importante princípio jusnaturalista, a socialitas, a necessidade de o homem viver em sociedade. Para esse autor, asnormas do direito natural podem ser de quais tipos?




4) Diniz cita Hobbes e Rousseau, como pensadores que concebiam a natureza do ser humano sendo originariamente a-social ou individualista.Retire do texto, trechos que confirmem essa posição de Hobbes e Rousseau.




5) Com Immanuel Kant (1724-1804), surgiu a teoria do direito racional. Na teoria Kantiana separa-se o...
tracking img