Teologia urbana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 53 (13134 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Teologia Urbana

Aula 1:

I. A CIDADE
1. Conceito de Teologia Urbana.

Olá Pessoal!

Nossa primeira aula será sobre o conceito de Teologia Urbana. Nesta aula você saberá porque é importânte a Teologia Urbana como disciplina do nosso curso de Teologia. Agora fique atento para as ponderações abaixo:

COMPETÊNCIA E HABILIDADE Compreender o princípio teológico da cidade.Refletir teologicamente.
OBJETIVO Construir um raciocínio teológico urbano e desenvolver a capacidade de reflexão.
METODOLOGIA Aula expositiva. Recursos: Vídeo e questinonário
CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO Questionário.

A proposta deste curso é instigar a pesquisa, elencar elementos que possam sugerir mecanismos para uma investigação e análise teológica e missiológica, bem como apontar caminhospráticos para a igreja evangélica vencer os desafios urbanos e colaborar de igual forma para uma ação pastoral e eclesial nesse contexto. De igual forma elencar as razões pelas quais vai-se exigir que o teólogo seja um observador do seu contexto para, após uma profunda reflexão bíblica-teológica, elaborar uma teologia urbana que conduza a Igreja à pratica da sua fé.
Definição:
Teologia Urbana é aciência que estuda a aplicabilidade dos fundamentos da teologia sistemática no estudo da cidade e da vida urbana, e que juntamente com as ciências sociais, são necessárias para tornar a igreja mais relevante no cumprimento da sua missão.
Enquanto a Teologia discute a razão (o porquê?) de uma teologia com ênfase na cidade, a Teologia Urbana, que é missiológica, desenvolve a praxis (como?), isto é,planeja e executa as ações evangelísticas. Segundo Greenway, a teologia ou missiologia urbana é a disciplina ou ciência que pesquisa, registra e aplicam dados relacionados com a origem bíblica, a história, os princípios e técnicas antropológicas é a base teológica da missão cristã na cidade.(GREENWAY, Roger; Monsma, Thimoty M. Cities-Mission´s New Frontier Grand Rapids, Michigan: Baker Book House,1989).
A palavra “teologia” vem de duas palavras gregas que significam o “estudo de Deus”. A palavra urbana vem da cidade. Entao na verdade, teologia urbana se refere ao estudo do conhecimento de Deus, afim de que o glorifiquemos através de nosso amor e obediência na evangelização das cidades.
O propósito da teologia urbana é estudar como Deus tem revelado de Si mesmo nas cidades. Quandofazemos isso, vamos conhecê-lo como o Criador de todas as coisas, o Sustentador de todas as coisas e o Juiz de todas as coisas. Ele é o Alfa e o Ômega, o início e o fim de todas as coisas. “Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!” (Rm 11:36).
A Teologia Urbana estuda as implicações do crescimento geográfico e a expansão populacional nasáreas urbanas, bem como as suas conseqüências sociais, políticas, econômicas e religiosas. O caminho para a elaboração de uma teologia da cidade se encontra na reflexão teológica-pastoral aos problemas elencados, na busca de respostas aos problemas comuns, oriundos da cidade hodierna em sua diversidade de tamanho e geografias, que também são passiveis de se tornar inimigos à fé cristã.
A construçãoda teologia urbana deve apontar para o evangelho da graça e do amor de Deus e falar do nascimento, retratar a presença transformadora de Cristo na cidade, por intermédio de sua igreja, e promover a ação que certamente diminuirá gradativamente a violência, a miséria, prostituição, medo, insegurança e morte, consolidando a vontade de Deus na vida daqueles que ele está soberanamente conduzindo para osgrandes centros urbanos do mundo.
O mundo está cada vez mais urbano e torna-se impostergável a elaboração de uma teologia contemporânea que fale a partir das necessidades da sociedade. As pessoas têm deixado às áreas rurais para o mundo urbano, em função das boas oportunidades de trabalho e qualidade de vida que se encontra principalmente nas grandes cidades. É nas grandes cidades que se...
tracking img