Teologia da cidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1465 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TEOLOGIA DA CIDADE

INTRODUÇÃO

COMBLIN, José. Teologia da Cidade: Introdução. São Paulo: Edições Paulinas, 1991, (pags. 7-21).

José Comblin nasceu em Bruxelas, na Bélgica, em 1923, foi ordenado sacerdote em 1947. Era doutor em Teologia pela Universidade Católica de Louvain. Trabalhou na América Latina desde 1958. Desembarcou em Campinas, no Brasil, onde lecionou Química e Física parao curso colegial.
Posteriormente foi assessor da Juventude Operária Católica, tornando-se professor da Escola Teológica dos Dominicanos em São Paulo, tendo como alunos Frei Betto e Frei Tito. Aí permaneceu até 1962. A seguir lecionou na Faculdade de Teologia do Chile até 1965.
A convite de Dom Hélder Câmara, foi para Recife, onde foi professor do Instituto de Teologia do Recife. A partirde 1969 esteve à frente da criação de seminários rurais em Pernambuco e na Paraíba. A metodologia utilizada para os seminários era adaptada ao ambiente social dos seminaristas. Esta experiência lançou as bases para a Teologia da Enxada.
Suas ideias o colocaram sob suspeita do regime militar. Foi expulso do Brasil em 1971. Exilou-se no Chile durante 8 anos, onde também esteve à frente dacriação de um seminário em Talca, em 1978. Em seu livro A Ideologia da Segurança Nacional, publicado em 1977, destrinchou a doutrina que servia de base para os regimes militares na América Latina. Foi expulso por Pinochet em 1980.
De volta ao Brasil, radicou-se em Serra Redonda, na Paraíba, onde fundou um seminário rural e esteve à frente da formação de animadores de comunidades eclesiais de base.Também era professor no curso de pós-graduação em missiologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

“Teologia da Cidade” neste capítulo, José Comblin, começa destacando que não há literatura teológica contemporânea falando sobre a cidade. E segue fazendo um questionamento. Por isso se torna um assunto alheio aos teólogos? Ele diz que não acredita, mas para justificar esseestudo ele cita alguns exemplos de Tomás de Aquino fazendo considerações históricas.
Faz citação da obra De regimine principum, que aqui Tomás fala amplamente da arte de construir as cidades, que foi inspirado nos ensaios do arquiteto romano Vitrúvio. E que está obra de Tomás inspirou diretamente a construção de centenas de cidades, ao menos na América espanhola, as ruas e avenidas do México, deLima, de Santiago do Chile e outras cidades.
E o autor segue dizendo que Tomás comentou também A política de Aristóteles, que o colocou em contato com o ideal grego da polis e o fez aprender que o homem é um ser político por natureza, foi feito para viver numa cidade, uma polis. Mas Tomás não teve tempo de refazer sua teologia, à luz desta obra fundamental do pensamento grego. Teria melhoradoe penetrado toda sua antropologia. Então o autor afirma que por causa dessa morte prematura, a teologia moderna não fala da cidade nem de seu valor teológico.
E no decorrer dos anos às considerações de Tomás sobre a cidade foram ficando no passado. E constituiu apenas “curiosidade histórica”. Ninguém se inspirou no seu exemplo. Tomás e seus sucessores medievais, inspirados pelo descobrimentode A política de Aristóteles, não conseguiram impor nova orientação.
Entretanto o autor admitiu sem dificuldade que somente essas considerações históricas não seriam suficientes para justificar seu propósito e então ele traz outro argumento: o caráter humano da cidade, em outras palavras, a cidade está unida à essência do homem. Aristóteles definiu o homem como um ser que vive na cidade.E a história com o passar dos anos se confirmou isso: a imensa superioridade das civilizações urbanas sobre as civilizações antigas de tipo rural e também sobre o estado das tribos nômades. E isso nem se tratava de simples modificação do habitat, nem de uma transformação quantitativa, senão de uma transformação qualitativa.
E o movimento de urbanização foi crescendo, durante séculos...
tracking img