Teologia do nt de udo schenelle

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (428 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A criação de sentido e a pergunta por Jesus no livro Teologia do Novo Testamento, do Udo Schenelle.
Jesus é o personagem principal do Novo Testamento. Na verdade Jesus é o único personagem e todasas coisas e pessoas giram em torno dele como coadjuvantes. O Novo Testamento quando apresenta Jesus quer falar da relevância desse homem para aquele povo e para aquele momento. No entanto Jesus nãofica só no passado e o Novo Testamento não é só um diário pessoal do passado, uma histórias que a igreja lê novamente para refazer a realidade de Jesus em nosso meio. Para que o Novo Testamento, livroque fala sobre Jesus, diga algo para nós precisa realizar duas tarefas:
1) Levantar o mundo de pensamentos dos escritos neotestamentários e 2) fazê-los falar no contexto da compreensão atual darealidade.
Isso é, o Novo Testamento tem que apresentar Jesus de forma que seja entendível para os nossos dias. A mensagem precisa fazer sentido para que possa significar algo para nós. O passado onde otexto aconteceu precisa se tornar presente para que aconteça novamente. O presente é fruto das construções do passado, por isso o passado não pode permanecer passado, pois não surge o presente e opresente não pode negligenciar o passado, pois então não existiria. Por isso, diz Tillich
Um sistema teológico deve satisfazer suas necessidades básicas: a afirmação da verdade da mensagem cristã e ainterpretação desta verdade para cada nova geração. A teologia se move para trás e para diante entre dois polos: a verdade eterna de seu fundamento e a situação temporal na qual a verdade eterna deve serrecebida.
A teologia sistemática para Tillich e a Teologia do NT para Schenelle perde a sua relevância se não falar para o homem (pós) moderno. Os textos neotestamentários que falam sobre Jesusestão inseridos numa realidade (ou em várias outras...) bastante diferente da nossa e, por isso, levamos a nossa realidade para o texto quando lemos. Schenelle aborda essa questão da realidade para ler...
tracking img