Teologa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (972 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE TEOLOGIA E CIÊNCIAS HUMANAS (FATECH)
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SNSINO RELIGIOSO

SINTESE

OIAPOQUE-AP
2013
Manoel de Jesus dos Santos Barroso Junior
Marinete da SilvaCabral
Fabiane Maciel Galhardo



SINTESE DO ARTIGO
MITO E RELIGIÃO NA FILOSOFIA DE CASSIRER
E A MORAL RELIGIOSA.


O trabalho apresentado ao ministrante professor Paulo RobertoMoraes de Mendonça, na Faculdade de teologia e ciências humanas FATECH, do curso de pós-graduação em Ensino Religioso.

O trabalho apresentado ao ministrante professor Paulo Roberto Moraes deMendonça, na Faculdade de teologia e ciências humanas FATECH, do curso de pós-graduação em Ensino Religioso.



OIAPOQUE-AP
2013

O signo sonoro não é apenas uma expressão da diversidade doexterior, mas sim a própria condição de possibilidade da organização interna das representações. Cassirer afirma explicitamente como formas simbólicas o mito, a linguagem, a religião, a arte e a ciência.Em nossa concepção, a relação de expressividade é típica do mito. Nessa relação, há uma identidade entre o signo e o significado. O signo se confunde com o significado, ambos estão fundidos. Ossímbolos não representam a coisa, mas se confundem com ela; o nome, a imagem, toma o lugar e os atributos da própria coisa que designa. Esse fato está na base da experiência mágica com o mundo.
Já a relaçãode significado é típica da ciência. Há uma independência entre o signo e o significado. Embora na relação de significado se utilize signos, estes não permitem uma retradução em termos de elementossensíveis. Existe uma autonomia do signo em relação ao mundo sensível; os signos se tornam uma espécie de “ficções”.
A relação de expressividade é típica do mito, a de representação é típica dalinguagem e a de significado, da ciência. Já com respeito à religião e à arte, com base nas afirmações de Cassirer, pode-se tentar posicioná-las nessa relação.
Retomando, em linhas gerais, o percurso...
tracking img