Correntes do pensamento administrativo "resumo"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2735 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPIRITO SANTO
CURSO DE TECNOLOGIA MECÂNICA

VALMIR BAYER

RESUMO

VITÓRIA
2013

VALMIR BAYER

RESUMO

Resumo referente o texto
Correntes do Pensamento Administradivo,
Autora Márcia Terra da Silva, para a disciplina
de Planejamento Administração,curso de
Tecnologia Mecânica, em Vitória, ES.

Orientador: Professor

VITÓRIA
2013

RESUMO :
TEXTO CORRENTES DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO,
Autor : Marcia Terra da Silva

O texto relata a história da administração de empresas, entre todas as grandes invenções do século XX a que mais marcou e provocou influências no mundo todo foi, sem dúvida alguma, a administraçãofarei uma breve síntese do que é Administração.
O mundo de hoje é das organizações, a sociedade necessita invenção,criação,desenvolvimento, produção,comercialização. As organizações são extremamente heterogêneas e bem diferenciadas: organizações governamentais (como ministérios, secretarias, repartições públicas), organizações não-governamentais (ONG’s como o terceiro setor, que envolve atividadesculturais, sociais, filantrópicas, de representação), empresas em geral (indústrias, bancos, comércio, entretenimento, informação, energia, segurança). Além disso, as organizações podem se apresentar em diversas dimensões e tamanhos: grandes, médias, pequenas, microempresas, empreendimentos etc.
Para que as organizações funcionem não é mera questão de sorte,mero acaso mas o sucesso aconteceapartir de uma série infindável e articulada de decisões, ações, aglutinação de recursos, competências, estratégias e uma busca permanente de objetivos para alcançar resultados cada vez melhores. O que leva uma organização rumo à excelência e ao sucesso não são apenas produtos, serviços, competências e recursos. É o modo como ela arranja tudo isso e é administrada. A administração é o veículo peloqual as organizações são alinhadas e conduzidas para alcançar excelência em suas ações e operações para chegar ao êxito no alcance de resultados. Administração é antes de tudo resultado com os meios de se que dispõe. Fazer maravilhas com os recursos e competências disponíveis. Esse é o encanto da administração: transformar recursos e competências em resultados tangíveis extraordinários. Aadministração é a maneira pela qual as coisas acontecem nas organizações. Sem ela o mundo moderno jamais seria o que é hoje.
Foi a administração a maior responsável pela enorme disparada do desenvolvimento econômico e tecnológico que o mundo experimentou no século passado e promete continuar no futuro. Invenções, tecnologias, artefatos e ferramentas são úteis, mas dependem da administração queaponta como deverão utilizados e transformados em resultados. A administração significa a inteligência organizacional, isto é, como a organização se articula, planeja, organiza, lidera e controla suas operações para alcançar objetivos e conseguir resultados esplêndidos.

Os principais nomes da administração clássica estão ligados a empresa do inicio do século 20: Taylor, nos EstadosUnidos,Fayol, na França, e Ford, também nos Estados Unidos. Pode-se entender a abordagem clássica através dos trabalhos destes profissionais, que focalizaram sob diferentes ângulos a administração das empresas: Taylor organizou o trabalho do chão de fabrica:Ford organizou a produção desde a aquisição de insumos até a forma pela qual estes seriam montados, e Fayol estruturol a empresa, pensando nos diversosdepartamentos necessários para que a produção funcionasse de acordo com o previsto, e em princípios gerais de administração, como os papeis da chefia da empresa.
Henry Ford foi um pioneiro do "capitalismo do bem-estar social" concebido para melhorar a situação dos seus trabalhadores e especialmente para reduzir a grande rotação de empregados de muitos departamentos, que contratavam 300...
tracking img