Teodor andor

1689 palavras 7 páginas
Relatório sobre a vida de Theodor Adorno

Local onde ele nasceu e viveu:

Theodor Ludwig Wesengrund-Adorno, nasceu em Frankfurt, Alemanha, no dia 11 de setembro de 1903. Seu pai, Oscar Alexander Wiesengrund, era um alemão de procedência judaica, porém convertido à religião protestante, enquanto sua mãe, a italiana Maria Bárbara Calvelli-Adorno, dedicava-se à música erudita e professava o catolicismo. Mais tarde o filho adota o sobrenome materno, passando a ser conhecido como Theodor W. Adorno.

Principal Atividade do Theodor Adorno:

Theodor Adorno formou-se em filosofia, sociologia, psicologia, e tornou-se também musicólogo e compositor, graduando-se na Universidade de Frankfurt. Sua formação musical foi, em parte, realizada com sua meia-irmã pelo lado de mãe, Agathe, primorosa pianista. Além de se sobressair nos estudos desenvolvidos no Kaiser-Wilhelm-Gymnasium, frequentou um curso particular com o compositor Bernhard Sekles e tornou-se especialista no filósofo Immanuel Kant, graças às aulas oferecidas por seu amigo Siegfried Kracauer, um ‘expert’ na Sociologia do Conhecimento.

Seus textos têm o poder do esclarecimento, de tornar compreensível a realidade, e permanecem atuais, independentemente da passagem do tempo. Theodor W. Adorno
Alcançou em seus escritos à rara qualidade de conceder à razão uma força crítica, procurando mostrar diferentes aspectos do real para conduzir o leitor a um novo patamar de análise e, portanto, de consciência.

De acordo com o filósofo, não há nada melhor no exercício da escrita do que manter, a cada ideia, a cada vocábulo, uma "insistência desconfiada". A atenção de quem escreve deveria voltar-se aos objetivos que pretende alcançar e, simultaneamente, à sua própria maneira de ver o real, tendo a humildade de reconhecer que "não é fácil distinguir sem maiores considerações entre a vontade de escrever de maneira densa e adequada à profundidade do objeto, a tentação de ser incomum e

Relacionados

  • Português Teatro
    10104 palavras | 41 páginas