Teo da costa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1641 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
eparação de misturas homogêneas e heterogêneas
Introdução
No experimento realizado foram separadas substancias homogênea e substancias heterogênea usados os processos de separação básicos como filtração, cristalização e decantação.
A filtração consiste em separa sólido de líquido (líquido-sólido) em mistura heterogênea usando filtro e funil de vidro, decante o liquido no funil com o papel defiltro e após filtrar abra o papel de filtro com os sedimentos para seca. A cristalização consiste em separar um componente sólido de um liquido (líquido-sólido) em mistura homogênea, pode deixar-se evaporar o líquido até que a solução fique saturada, o sólido separando em cristais pode-se acelerar este processo aumentando a temperatura e o contato com o ar. Os cristais húmidos também podem sersecados com um papel de filtro ou numa estufa. A decantação Trata-se da separação de dois líquidos (líquido-líquido) em mistura heterogênea ou de um líquido com um sólido (líquido-sólido), aproveitando a sua diferença de densidade, decantação é muito utilizada para separar líquidos imiscíveis. O sistema usado no experimento foi à decantação de funil para separar líquido de líquido (líquido-líquido)em mistura heterogênea, consiste em separar líquidos de diferentes densidades, onde é necessário aguarda durante certo tempo, coloca-se a mistura a ser separada num funil de separação (ou funil de decantação ou funil de bromo). Quando a superfície de separação das camadas líquidas estiver bem nítida, abre-se a torneira e deixa-se escoar o líquido da camada inferior, ou seja, o líquido de maiordensidade. Quando a diferença de densidade desses líquidos for muito pequena, esse tempo pode prolongar-se por horas ou até mesmo dias.
Provavelmente as misturas um foram feitas da seguinte forma, na mistura um diluiu sal de cozinha na água destilada e em seguida adicionou areia, na mistura dois simplesmente misturou óleo vegetal com água destilada. O objetivo do experimento foi separa as misturastanto um quanto a dois usando procedimentos de separação básicos e analisar o aproveitamento e eficiência dos métodos usados no experimento.
Experimental
Materiais e Equipamentos
Equipamentos utilizados no experimento, Funil de separação, placa de aquecimento, béquer 50mL, béquer 250mL, funil de vidro, bastão de vidro, papel de filtro, vidro de relógio, estufa, suporte universal, anel de ferro ebalança analítica.
Materiais utilizados no experimento, água destilada, sal, óleo e areia.
Procedimento
Na mistura um foi separada a substancia na qual continha sal, areia e água destilada. No primeiro passo foi pesado o béquer de 50mL para armazenar a água com sal diluído resultante da filtração com o objetivo de analisar a massa do sal obtida no final do experimento e calcular o rendimento doexperimento. Usando um suporte universal e um anel de ferro foi unido o funil de vidro com o papel de filtro, após ter umedecido o papel pra melhor fixa na parede do funil, agitou-se a solução com o bastão de vidro e foi despejado no funil onde a água com sal diluído resultante da filtração foi depositada no béquer de 50mL, assim foi removido cuidadosamente o papel de filtro junto com a areifiltrada, após remover o papel de filtro foi colocado na estufa sob um vidro de relógio para a secagem. No segundo passo foi colocado na placa de aquecimento o béquer de 50mL no qual continha água com sal resultante da filtração, mas como a placa de aquecimento não supriu a necessidade para a cristalização total do sal o béquer foi transferido para a estufa para melhor eficiência.
Na mistura dois foiseparado água e óleo. No primeiro passo usou-se um suporte universal e um anel de ferro unido a um funil de separação, também foi posto um béquer de 250mL para armazenamento do óleo resultante da separação, após espera aproximadamente uns 25 minutos foi aberto à torneira do funil de separação e cuidadosamente foi acompanhada a separação onde o óleo por ser o mais denso escoou para o béquer...
tracking img