Epicuro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (571 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução



Hoje vivemos num mundo materialista, onde pessoas sofrem com neuroses e medos, no entanto, no ano 341 a.C, o filosofo grego Epicuro já falava que a felicidade estava em coisassimples e era possível de ser alcançada.


Biografia

Considerado um filósofo grego do período helenístico, Epicuro de Samos, nasceu na ilhade Samos. O ano era 341 ou 342 a. C, mas ainda muito jovem partiu para Téos, na costa da Ásia Menor. Quando criança estudou com o platonista Pânfilo por quatro anos e era considerado um dos melhoresalunos. Certa vez ao ouvir a frase de Hesíodo, todas as coisas vieram do caos, ele perguntou: e o caos veio de que? Retornou para a terra natal em 323 a.C.. Sofria de cálculo renal, o que contribuiupara que tivesse uma vida marcada pela dor. Seu pai lhe enviou para Téos, pois Epicuro não concordava com o pensador Pânfilo, de sua ilha natal, Em Téos, teve os primeiros contatos com a teoriaatomista, pregada por Nausífanes de Téos, discípulo de Demócrito de Abdera. Epicuro estudou e, após algum tempo, fez uma reformulação da teoria observando alguns pontos dos quais tinha discordado. A mudançapara Atenas ocorreu em 323 a. C. Nessa época é que ele deve ter ouvido os ensinamentos de Xenócrates, sucessor de Platão na academia. Em seguida, viajou provavelmente durante anos, tendo ensinado emMitilene e Lâmpsaco. Voltou a Atenas só em 306 a. C., quando comprou o seu famoso "Jardim". Ali viveu com os amigos e criou a escola que dirigiu até seus últimos dias.A doutrina de Epicuro


A doutrina de Epicuro propagava a felicidade, que, para ser alcançada era necessário o controle do medo e dos desejos, a ausência de dor física ( aponia) e aimperturbabilidade da alma ( ataraxia).
Segundo Epicuro a busca desenfreada por bens materiais, e por prazeres exagerados traziam apenas perturbação, insatisfação e dor.
No entanto para esse...
tracking img