Normas abnt

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3703 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

1 ESTRUTURA DA MONOGRAFIA

ABNT-NBR 14724-08:2002

Esta norma especifica os princípios gerais para elaboração de trabalhos acadêmicos, visando sua apresentação à instituição.

1.1 ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS

1.1.1 CAPA

a) Externa: Azul Royal com letras douradas.
b) Interna: a capa inicial é elemento obrigatório e contém informações indispensáveis à sua identificaçãocomo:
- no alto da página, o nome da instituição e o curso, com letras maiúsculas centralizadas;
- logo abaixo, o nome do aluno (autor) em maiúscula;
- no centro da página, colocar o título do trabalho centralizado (impresso da mesma forma que o nome do autor – fonte 14);
- na sequência cidade e abaixo o ano. (APÊNDICE A, p.26)

1.1.2 FOLHA DE ROSTO

Elementoobrigatório e contém elementos essenciais à identificação do trabalho sendo:




a) no alto, o nome do autor;
b) no meio o título completo do trabalho;
c) mais abaixo à direita, explana-se a natureza do trabalho, seu objetivo acadêmico, a instituição que se destina e a área de concentração, com respectivo nome do Orientador;
d) na sequência cidade e abaixo o ano; (APÊNDICE B, p.27);
e) fichacatalográfica no verso da folha de rosto, abaixo da metade da folha e centralizado. (APÊNDICE C, vide verso p. 28).

1.1.3 FOLHA DE APROVAÇÃO

Elemento obrigatório, colocado logo após a folha de rosto, constituído por:


a) no alto, o nome do autor;
b) no meio, o título completo do trabalho;
c) mais abaixo à direita, explana-se a natureza do trabalho, seu objetivo acadêmico, a instituiçãoque se destina e a área de concentração;
d) à direita, data de aprovação;
e) nome dos membros componentes da banca examinadora, local e assinaturas destes. (APÊNDICE D, p. 29)

1.1.4 DEDICATÓRIA (OPCIONAL)

São palavras escritas com que se consagra a alguém o trabalho. Evite dedicar seu trabalho a um número exagerado de pessoas. (APÊNDICE E, p. 30)

1.1.5 AGRADECIMENTOS(OBRIGATÓRIO)

É uma folha que contém manifestação de reconhecimento à(s) pessoa(s) e/ou instituição(ões) que realmente tenham contribuído com o autor na realização do trabalho, devendo ser expressos em forma de texto, de maneira simples e sóbria. Iniciar no alto da folha. Cada agradecimento deverá ser separadamente, ou seja, 1º agradecimento em um parágrafo; segundo agradecimento em outro parágrafo eassim sucessivamente. (APÊNDICE F, p. 31)


1.1.6 EPÍGRAFE

É elemento opcional e trata-se de uma reflexão ou pensamento, deve estar relacionado ao tema do trabalho, sempre deve vir acompanhada pelo nome do autor e ano. Transcrita com espaçamento simples, podendo ser em itálico, abaixo na direita da folha. Iniciar abaixo de 50% da folha. (APÊNDICE G, 32)
1.1.7 RESUMO NA LÍNGUA VERNÁCULAElemento obrigatório que consiste na apresentação concisa dos pontos relevantes do texto redigido pelo próprio autor e deve dar uma visão clara do conteúdo, ou seja, as ideias principais do texto e a conclusão do trabalho.

Na apresentação o resumo deve ser redigido na terceira pessoa do singular, com verbo na passiva, em parágrafo único, não ultrapassando 500 palavras, utilizando-se espaçosimples com frases claras e concatenadas, seguido logo abaixo das palavras representativas do conteúdo do trabalho, isto é, indicar três palavras-chave e/ou descritores, conforme a NBR 6028.


1.1.8 RESUMO NA LÍNGUA ESTRANGEIRA

O resumo na língua estrangeira é elemento obrigatório, com as mesmas características do resumo em língua vernácula, digitado em folha separada (em inglêsAbstract, em espanhol Resumem, em francês Resumé, por exemplo). Deve ser seguido das palavras representativas do conteúdo do trabalho, isto é, palavras-chave e/ou descritores, na língua, seguindo a mesma metodologia do item acima (1.1.7)


1.1.9 SUMÁRIO

Compreende a indicação dos assuntos de acordo com a numeração das páginas. É colocado no início do trabalho, mas é o último a ser escrito....
tracking img