Tensoativos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1798 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tensoativos em xampús e sabonetes

Conceito
Limpar a pele ou os cabelos significa remover sujidades provenientes de poeira, secreções naturais como a oleosidade em excesso, células córneas em descamação, poluição, resíduos cosméticos, maquiagem e etc.

Formas de limpar a pele
1. Uso de solventes orgânicos;
2. Uso de substâncias lipofílicas;
3. Uso de tensoativos (detergentes)

Limpezacom solventes orgânicos
A limpeza com solventes orgânicos consiste na remoção das sujidades por meio da solubilização destas pelo solvente utilizado, com posterior arraste mecânico, adsorção ou absorção do produto realizada com auxílio de algodão, tecido ou papel.
O inconveniente deste tipo de limpeza é a agressividade do solvente orgânico à pele. Além de remover a gordura da pele e sujidadespode-se, dependendo do solvente usado, solubilizar também as lamelas intercorneocitárias, aumentando a perda transepidermal de água, a descamação da pele e, às vezes, provocar dermatites. A associação deste tipo de solvente com água, por exemplo, pode amenizar tais inconvenientes. É o caso de soluções hidroalcoólicas para umedecer lenços de papel destinados à limpeza facial. Nestas formulações oteor de álcool usado não oferece riscos para o usuário.

Limpeza com substâncias lipofílicas
Aqui entra o conceito "semelhante dissolve semelhante". A gordura secretada pelas glândulas sebáceas na superfície da pele e as sujidades nela dispersas ou solubilizadas são removidas por auxílio de um material com polaridade semelhante, através de solubilização ou arraste com auxílio de algodão, gazeou lenço de papel.
A vantagem deste processo de limpeza é a possibilidade de trabalhar com substâncias lipofílicas semelhantes às encontradas na camada córnea, como os triglicerídeos, encontrados nos óleos vegetais e na pele. Outra vantagem seria a segurança. Quando bem escolhida, a substância lipofílica ou a mistura destes compostos não induz a nenhuma alteração no equilíbrio da camada córnea.A desvantagem fica por conta do filme residual oleoso deixado sobre a pele após a limpeza, que para alguns tipos de pele pode ser incômodo.

Limpeza com tensoativos
Os tensoativos são as substâncias utilizadas para limpeza mais conhecidas, práticas, eficazes, seguras e difundidas no mundo. São moléculas anfifílicas - têm afinidade pela água e óleo - portanto, capazes de diminuir a tensãointerfacial entre estas duas substâncias, permitindo que as mesmas se misturem.
[pic]
A limpeza feita só com água é menos eficiente porque na superfície da pele encontram se as secreções lipofílicas das glândulas sebáceas, resíduos de poeira, corneócitos, poluição e cosméticos, entre outras substâncias, que por não terem afinidade com a água não saem facilmente quando em contato com a mesma. Parafacilitar o processo de remoção é necessário um tensoativo.

Os fenômenos físico-químicos que envolvem a limpeza com tensoativo são:
a) Redução da tensão interfacial entre a água e a gordura/sujeira, reduzindo a aderência deste material à queratina da pele e cabelos, processo facilitado pelo trabalho mecânico (esfregação);
b) Emulsificação da gordura/sujeira e sua transferência para oveículo aquoso;
c) Dispersão ou suspensão do material graxo e sujeira emulsificada na espuma e sua remoção com o enxágüe.

Esquema de Remoção de sujeira oleosa/ cerosa
[pic]

Obs:
Detergentes: são os tensoativos sintéticos.
Sabões: são obtidos a partir da mistura de um álcali com um ácido graxo.

Propriedades dos Tensoativos
– Diminuem tensão interfacial e superficial
– Detergência
–Formação espuma
– Molhabilidade
– Emulsionantes
– Solubilização

Agentes de limpeza
• Primário: ação detergente e poder espumógeno.
• Secundário: melhorar as propriedades dos tensoativos principais, reduzir irritabilidade ocular e cutânea
– Agentes estabilizadores de espuma
– Agentes redutores de irritabilidade

Classificação dos tensoativos
• Tensoativos Aniônicos:...
tracking img