Tensoativos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1395 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de maio de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Tensoativos
Tensoativos, também conhecidos como detergentes sintéticos, emulsificantes, surfactantes, umectantes, agentes de molhagem, entre outros.
São substâncias naturais, ou sintéticas que possuem estrutura anfifílica na mesma molécula. Isto significa que se apresentam constituídos por grupos hidrófilos (possuem afinidade por água) e grupos hidrófobos (possuem aversão a água).
Apresentamum balanço entre estes grupos polares e apolares, e por isso, uma parte é solúvel nos líquidos polares (água, etc.) e a outra parte é solúvel em solventes apolares (óleo, etc.), o que dá a estas moléculas a propriedade de acumularem-se em interfaces de dois líquidos imiscíveis ou na superfície de um líquido, permitindo que esses agentes diminuam a tensão superficial em interfaces líquido-líquido,líquido-gás e sólido-líquido. Essa interação resulta em uma estrutura conhecida como micela onde em solução aquosa a parte hidrofóbica da molécula se liga à gordura e a parte hidrofílica fica externa, ou seja, em direção a água.
Tal fato é importante para o procedimento de higienização, pois permite a dispersão de dois líquidos não miscíveis e também como agentes molhantes que permite melhorpenetração de líquidos em resíduos sólidos, otimizando o contato entre o detergente e o resíduo a ser removido.
Devido a tensão superficial, numa superfície onde se encontram resíduos de gordura, a água apresenta-se na forma de gotículas, pois a atração entre as moléculas da água é maior do que entre as de água e as de gordura.
E os tensoativos são substâncias que, mesmo em pequenas concentrações,reduzem de forma considerável a tensão superficial da água ou a tensão interfacial de dois líquidos não miscíveis entre si.
Miscibilidade
Para que dois líquidos sejam miscíveis entre si, é necessário que ambos se situem dentro da mesma faixa de polaridade. Daí entende-se que dois líquidos de polaridades diferentes são imiscíveis. O exemplo clássico é o de óleo e água, onde existe uma interface nocontato entre os dois líquidos.
Tensão Interfacial
Entende-se por tensão interfacial a força que impede a miscibilidade de dois líquidos, ou de um sistema líquido-sólido.
Tensão Superficial
Em um líquido, uma molécula é circundada em todas as direções, por outras moléculas. A energia potencial de interação de todas estas moléculas sobre a central tem uma resultante nula. Isto é, a energia deatração é a mesma em todas as direções. Mas a molécula que se encontra na superfície do liquido em equilíbrio com seu vapor, é atraída de um lado pelas moléculas do liquido e do outro pelas moléculas da fase gasosa.
Como o numero de moléculas em interação na fase liquida é maior que na fase gasosa, a atração para o líquido é maior que para fase gasosa. A força na superfície deste líquido, que oobriga a formar a menor superfície é denominada tensão superficial. Daí tem-se o conceito: “Tensão superficial é o trabalho necessário para se aumentar a superfície de um liquido em 1cm2”.
Características do tensoativos
De acordo com ANDRADE (2008), de  maneira geral os tensoativos são:
Solúveis em água fria;
Ativos em baixas concentrações;
Não são afetados pela dureza da água, exceto ossabões;
Não formam precipitados;
Em alguns casos são bactericidas;
Não são corrosivos.
A maioria dos tensoativos de origem petroquímica não é degrado pela microbiota normal existentes nos rios e lagos em um período curto de tempo, podendo se estender segundo Andrade&Macedo (1999) até por um mês, como é o caso dos chamados detergentes duros. A escolha de um detergente mole, ou seja, que maisfacilmente seja degradado pelas bactérias, já é um passo importante para controle da poluição.
Classificação
Baseado na ionização dos tensoativos em solução aquosa, eles podem ser classificados em:
a) Iônicos
a.1) Aniônicos
a.2) Catiônicos
a.3) Anfóteros
b) Não Iônicos
Iônicos – Aniônicos
Os primeiros tensoativos aniônicos comerciais surgiram por volta de 1930, sintetizados pela sulfonatação...
tracking img