A Coluna Miguel Costa Prestes
                           Dominados pelo anseio de modificar a república, para otimizá-la e acabar com as vantagens oligárquicas, surge a Coluna Miguel Costa-Prestes,criada por militares de alta patente, os tenentes, em maioria, defendendo seus interesses. Ainda que não pudessem ser inclusos na classe média, aspiravam mudanças para esse setor social. A Colunapercorreu mais de 25 mil quilômetros a pé, na tentativa de agregar adeptos ao movimento, combater o então presidente Artur Bernardes, e posteriormente, Washignton Luís. Porém, não houve uma grandeaceitação da população, trazendo débitos como o exílio de alguns de seus membros na Bolívia. Apesar de não obter o desejado apoio, a Coluna Prestes foi um fator responsável por abalar ainda mais as bases daRepública Velha, plantando ideias para a Revolução de 30.

Os 18 do Forte.
            No dia 5 de Julho desse ano (1922) ficamos surpresos com a ação dos jovens oficiais; pretendendo tirar do poderelites tradicionais, além de esboçar a defesa de princípios modernizadores, refletindo a insatisfação com a organização política e econômica atual. O movimento aconteceu basicamente no Rio de Janeiroe no Mato Grosso do Sul.

            No Rio, sob o comando do Capitão Euclides Hermes da Fonseca (Presidente do Clube Militar). Dominaram o Forte de Copacabana, e enfrentam a resistência das forçaslegalistas. Eram 302 combatentes, mas depois que o Ministro da Guerra Pandiá Calógeras, telegrafou ao Forte exigindo a rendição dos rebelados, o Capitão Euclides resolve liberar aqueles que nãoqueriam continuar lutando, e espantosamente 272 se retiram, restam apenas 28.
           
            Euclides Hermes sai do Forte ao encontro do Ministro da Guerra para negociar, mas é preso.Vendo aimpossibilidade de acordos. O tenente Siqueira Campos reúne os 28 restantes e decide que irão de encontro às tropas legalistas combatendo.
Recolhendo a Bandeira Nacional e dividindo em 28 pedaços,... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 03). Tenentismo. TrabalhosFeitos.com. Retirado 03, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Tenentismo/635593.html

MLA

"Tenentismo" TrabalhosFeitos.com. 03 2013. 2013. 03 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Tenentismo/635593.html>.

MLA 7

"Tenentismo." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 03 2013. Web. 03 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Tenentismo/635593.html>.

CHICAGO

"Tenentismo." TrabalhosFeitos.com. 03, 2013. Acessado 03, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Tenentismo/635593.html.