Tenentismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (743 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Tenentismo

Tenentismo foi o nome dado ao movimento político-militar e à série de rebeliões de jovens oficiais de baixa e média patente do Exército Brasileiro no início da década de 1920,descontentes com a situação política do Brasil, que era o período conhecido como República das Oligarquias.

Propunham reformas na estrutura de poder do país, ou seja, reivindicavam uma reformaconstitucional capaz de trazer critérios mais justos ao cenário político nacional, entre as quais se destacam o fim do voto de cabresto (sistema de votação baseado em violência e fraudes que só beneficiava oscoronéis), instituição do voto secreto e a reforma na educação pública.

Os movimentos tenentistas foram: a Revolta dos 18 do Forte de Copacabana em 1922, a Revolução de 1924 a Comuna deManaus de 1924 e a Coluna Prestes.

O movimento tenentista não conseguiu produzir resultados imediatos na estrutura política do país, já que nenhuma de suas tentativas teve sucesso, mas conseguiu manter viva arevolta contra o poder das oligarquias, representada na Política do café com leite. No entanto, o tenentismo preparou o caminho para a Revolução de 1930, que alterou definitivamente as estruturas de poderno país.

O Movimento Tenentista surgiu nos quartéis espalhados em todo território nacional a partir da década de 1920. Segundo Paulo Assiz Pinheiro em "Estratégias da Ilusão" em 5 de julho de 1922ocorre a primeira revolta que tem uma forte influência dos tenentes, conhecida como os 18 do Forte, onde os tenentes apoiaram a candidatura de Nilo Peçanha e se opunha à posse do presidenteeleito Arthur Bernardes. Deste movimento participaram o Capitão Hermes da Fonseca Filho, o Tenente Eduardo Gomes, o Tenente Siqueira Campos entre outros. Na Marinha do Brasil se destacaram os tenentes ProtógenesPereira Guimarães, Ernani do Amaral Peixoto e Augusto do Amaral Peixoto.

Debelada a revolta ressurge o movimento armado em 5 de julho de 1924 em São Paulo (conhecida como Revolta Paulista). O...
tracking img