Resenha brasil colonial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (796 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Aluno:
Curso: Direito 1ª Período Noturno
Turma: B

Resenha Brasil Colônia (vídeo Boris Fausto)
Portugal Século XV

Portugal por ter bastantes recursos na época, facilitou as navegaçõesmarítimas, que tinha como objetivo encontrar materiais e novas terras.
Em uma dessa navegações Pedro Alves Cabral avistou as nossas terras, onde já habitavam os índios.
Ao chegar os portuguesescomeçaram a colonizar os índios.
Logo após, o portugueses começam a ocupar a nova terra, sugando seus bens e submetendo os nativos ao seu Império pela força.
Com o crescimento da ocupação, as terras sãodivididas em capitanias hereditárias, formando assim a primeira forma de governo no Brasil.
Os ocupadores precisando de mão de obra para o plantio e cultivo da cana de açúcar, onde na época o ganhoeconômico era a produção de açúcar, começam a utilizar o trabalho escravo tanto do índios como dos negros.
Em 1630 o nordeste brasileiro foi alvo de ataques e fixação dos holandeses, sendo estesexpulsos em 1654.
No século XVIII fica conhecido como século do ouro, após a descobertas das primeiras minas, começa a corrida pelo ouros, atraindo muitos português.
O modelo jurídico no período dacolonização foi marcado pelos princípios e diretrizes do direito português, que revelava as intenções e comprometimentos da estruturas eletivas do poder.
Enfim, desde o início se percebe o interesse doDireito nacional não como um bem para a coletividade e sim para benefício de poucos e essa herança histórica influenciou consideravelmente o modelo jurídico atual, mas sabemos que existem operadoresjurídicos comprometidos com a justiça, pois estes, antes de representantes legais do Direito são verdadeiros cidadãos.

Resenha do Filme Desmundo
Inspirado na obra de Ana Miranda

O filme passa naépoca de 1570 na vila de Circo. O Padre da região solicita ao Rei de Portugal que envie portuguesas órfãs, ou na falta destas, mulheres brancas para que os homens casem com as mesmas e parem de...
tracking img