Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (510 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Cooperar é praticar ações em conjunto com outras pessoas, com o mesmo objetivo, na busca de resultados comuns a todos, superando as dificuldades individuais.

Com base nestes ideais, ocooperativismo surge com a revolução industrial como resposta à exploração da mão de obra. No início, predominaram as cooperativas rurais, enquanto hoje, muito mais fortes e estruturadas estão as cooperativas decrédito, que refletem significativamente no desenvolvimento sócio econômico do país.

As cooperativas de crédito, embora sejam similar a outras empresas e associações, se diferem pela suafinalidade, forma de propriedade, controle e ainda na distribuição das sobras por elas geradas. Essas características foram organizadas para que se tornasse um sistema único. Para isso, foram estabelecidos ossete princípios do cooperativismo, os quais todas as cooperativas devem seguir.

Os princípios foram aceitos no mundo todo como base para o sistema e a formulação mais recente dos princípiosaconteceu em 1995, pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI), que são eles: 1. Adesão livre e voluntária; 2. Controle democrático pelos sócios; 3. Participação econômica dos sócios; 4. Autonomia eIndependência; 5. Educação, formação e informação; 6. Cooperação entre cooperativas e; 7. Preocupação com a Comunidade.

Como base deste trabalho está o sétimo princípio. Neste, as cooperativas trabalhampara o desenvolvimento sustentado das suas comunidades por meio de políticas aprovadas por seus membros.

O presente projeto de pesquisa foi desenvolvido entre os meses de março e junho de 2010, tendocomo organização em estudo a Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Associados Noroeste SICOOB Noroeste SC, uma instituição financeira, sociedade civil sem fins lucrativos, que tem por objetivoprestar serviços financeiros aos seus associados e contribuir para o desenvolvimento da região em que atua. O SICOOB Noroeste emprega, atualmente, 38 colaboradores e possui mais de sete mil...
tracking img