Tendinite de pulso e lombalgia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3333 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Tendinite de pulso e lombalgia:
Incidência e tratamento

Trabalho realizado por Mayara Camillo dos Reis – estudante de fisioterapia da UNIP

RESUMO
Este trabalho trata da avaliação ergonômica em trabalhos cuja função é exercida, na maior parte do tempo sentada, e que exige movimentos repetitivos. Dando ênfase aos casos de tendinite do punho e a lombalgia, conceituando e demonstrando aaplicação da ergonomia na prevenção dessas doenças ocupacionais. O presente estudo teve como objetivo mostrar que o alto índice de duas doenças ocupacionais, em específico, pode ser prevenido e tratado. Apresentar aos trabalhadores e propor a esses serviços que, apliquem métodos preventivos ergonômicos, muito utilizados, hoje, por empresas para prevenção das doenças ocupacionais. Hoje as doençasocupacionais são consideradas uma das maiores causas de afastamento dos profissionais de suas funções, o que prejudica o desempenho da empresa.
Metodologia: Foi feito uma pesquisa com mulheres que trabalham durante o período de 8 horas diárias, onde foi aplicado o questionário de ergonomia e o questionário bipolar de fadiga. Participaram da amostra secretárias de uma escola pública, e assistentessociais e psicólogas do Centro de Referência e apoio a Mulher vítimas de violência doméstica.
Resultados: avaliamos um total de 10 funcionárias, mas apenas 3 apresentaram resultados significativos que fizeram parte do contexto do trabalho. De acordo com os resultados encontrados, podemos dizer que, quando responderam o questionário bipolar de fadiga no início da jornada 85% respondeu no início dodia que não sentem dor nos braços e na lombar com pontuação 1 ou 2 – o que indica que os profissionais não tinham fadiga no início do dia, já no final da jornada de trabalho 95% responderam ter dor nos braços e na lombar com pontuação 6 ou 7 – o que indica fadiga intensa destes funcionários. Conclusão: Concluímos com este trabalho, que para diminuir a incidência de algias, e para preveni-las, estesserviços precisam implantar ginástica laboral para os seus funcionários assim como a troca dos móveis para melhora da postura e do desempenho em suas atividades cotidianas. Estes serviços devem informar aos seus profissionais os riscos a que estão submetidos, assim como também informar sobre a importância dos métodos ergonômicos à serem aplicados.
Palavras Chave: Ergonomia, Lombalgia, Tendinitedo punho

Introdução
Este trabalho trata da avaliação ergonômica em trabalhos cuja função é exercida, na maior parte do tempo sentada, e que exige movimentos repetitivos. Dando ênfase aos casos de tendinite do punho e a lombalgia, conceituando e demonstrando a aplicação da ergonomia na prevenção dessas doenças ocupacionais.

A Ergonomia
A ergonomia é uma utilização das ciências para melhoraras condições de trabalho do ser humano, estudando as diversas capacidades que o homem utiliza para realizar suas atividades e a partir daí, buscar as adaptações necessárias do trabalho ao trabalhador.

“O objetivo prático da Ergonomia é a adaptação do posto de trabalho, dos instrumentos, das máquinas, dos horários, do meio ambiente às exigências do homem. A realização de tais objetivos, aonível industrial, propicia uma facilidade do trabalho e um rendimento do esforço humano.” (GRANDJEAN, 1968). Os objetivos ainda podem ser: de correção (mais caro e mais utilizado), prevenção (mais barato e válido), orientação, inovação. A ergonomia trabalha com os limites e as dificuldades das condições de trabalho do ser humano. Os objetivos ainda podem ser: de correção (mais caro e mais utilizado),prevenção (mais barato e válido), orientação, inovação. A ergonomia trabalha com os limites e as dificuldades das condições de trabalho do ser humano.

Existem hoje, centenas de pesquisadores em ergonomia e no Brasil já é ensinada em alguns cursos como: Engenharia, Arquitetura, Psicologia e Desenho Industrial, para que seus métodos e aplicações sejam cada vez mais conhecidos. A ergonomia...
tracking img