Resenha iracema

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 5 (1087 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 6 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ATIVIDADE AVALIATIVA
Módulo Disciplina: 3.2 Literatura Professora Alessandra Favero
Aula Data da aula 8 dia 14/06 Tema: romantismo
Nome do Aluno: Mírian Câmara Costa Mat. 69380

Esta atividade contém uma questão dissertativa: elabore uma resenha com, no mínimo, 20 linhas e , no máximo, 30 linhas. Não cometa rasuras para não invalidar a questão. Atividade individual e manuscrita. Façaa resenha a caneta azul ou preta. Entregue sua atividade ao Tutor Local, no dia 14 de junho de 2011.
Estude o romantismo.
Leia o romance indianista Iracema, de José de Alencar.
Agora, faça a resenha destacando a principal característica romântica presente em Iracema, de José de Alencar, bem como a importância da personagem Iracema para a composição da obra.

Resenha

Em Iracema, José deAlencar construiu uma alegoria perfeita do processo de colonização do Brasil e de toda a América pelos invasores portugueses e europeus em geral. O nome Iracema é uma anagrama da palavra América. O nome de seu amado Martim remete ao deus greco-romano Marte, o deus da guerra e da destruição.
O autor demonstra, já a partir do título, um evidente trabalho de construção de uma linguagem e de um estiloque possam melhor representar, para o leitor, “a singeleza primitiva da língua bárbara”, com “termos e frases que pareçam naturais na boca do selvagem”.      O livro foi publicado em 1865 e, em pouco tempo, agradou tanto aos leitores quanto aos críticos literários, a começar pelo jovem Machado de Assis, então com 27 anos, que escreveu sobre Iracema no Diário do Rio de Janeiro, em 1866.
A obraconta a história de amor vivida por Martin, um português, e Iracema uma índia tabajara. Eles apaixonaram-se quase que à primeira vista. Devido a diferença étnica, por Iracema ser filha do pajé da tribo e por Irapuã gostar dela, a única solução para ficarem juntos, é a fuga.Ajudados por Poti, Iracema e Martim, fogem do campo dos tabajaras, e passam a morar natribo de Poti (Pitiguara). Isso faz comque Iracema sofra, mas seu amor por Martim é tão mais forte, que logo ela se acostuma, ou pelo menos, não deixa transparecer. A fuga de Iracema faz com que uma nova batalha seja travada entre os tabajaras e os pituguaras. Pois Arapuã quer se vingar de Martin, que "roubou" Iracema, mas Mertim é amigo de Poti, índio pitiguara, que irá protegê-lo.
Além disso, a tribo tabajara alia-se com os francesesque lutam contra os portugueses, que são aliados dos pitiguaras, pela posse do território brasileiro. Com o passar do tempo, Martim começa a sentir falta das pessoas que deixou em sua pátria, e acaba distanciando-se de Iracema. Esta, por sua vez, já grávida, sofre muito percebendo a tristeza do amado. Sabendo que é o motivo do sofrimento de Martim, ela resolve morrer depois que der à luz ao filho.Sabendo da ausência de Martim, Caubí, irmão de Iracema, vai visitá-la e dia que já a perdoou por ter fugido e dado às costas à sua tribo. Acaba conhecendo o sobrinho, e promete fazer visitas regulares aos dois.
Conta que Araquém, pai de Iracema, está muito velho e mal de saúde, devido à fuga de Iracema. Justo no período que Martim não está na aldeia, Iracema dá luz ao filho, ao qual dá o nome deMoacir. Sofrendo muito, não se alimentando, e por ter dado à luz recentemente, Iracema não suporta mais viver e acaba morrendo logo após entregar o filho à Martim. Iracema é enterrada ao pé de um coqueiro, na borda de um rio, o qual mais tarde seria batizado de Ceará, e que daria também nome à região banhada por este rio. Ao meio desta bela história de amor, estão os conflitos tribais,intensificados pela intervenção dos brancos, preocupados apenas em conquistar mais territórios e dominar os indígenas.

Nota-se que o narrador seguidas vezes compara Iracema à natureza exuberante do Brasil. E a virgem leva sempre vantagem. Seus cabelos são mais negros e mais longos, seu sorriso mais doce, seu hálito mais perfumado, seus pés mais rápidos. Iracema é apresentada por um narrador que, embora...
tracking img