Metodologia vrio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (281 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Considerando a metodologia V.R.I.O, de que forma as empresas – e os gestores – devem estruturar a aprendizagem organizacional?

A metodologia V.R.I.O consiste em gerenciar levantando 4questões para análise:

Valor – Como conduzir as oportunidades e adaptá-la aos desafios?
Raridade – Outra empresa tem esse recurso?
Imitabilidade – Outra empresa pode rapidamente/compoucos recursos replicar isso?
Organização – A empresa está organizada para tirar vantagem desse recurso?

A aprendizagem organizacional consiste em um recurso intangível daempresa. O conhecimento que existe na organização é não só valor agregado à ela, como pode ser um diferencial em relação aos concorrentes.
No ponto de vista da imitabilidade, oconhecimento é difícil de ser imitado, e se leva muito tempo para ganhar. Muitas vezes quando se é possível adquirir, o preço pode ser extremamente alto.
Com o passar do tempo, o mercadode trabalho exige cada vez mais formação e conhecimento das pessoas, afim de atender as necessidades de demanda. Quando uma nova tendência, produto ou serviço é lançado, as organizaçõesbuscam mais conhecimento no mercado, afim de agregar mais valor aos seus recursos intangíveis e suprir demandas. A empresa que melhor aproveita essa oportunidade, se destaca perante suasconcorrentes, e por um espaço de tempo fica empreendedora ou inovadora no conhecimento. Nos dias de hoje, por questão de sobrevivência as outras empresas acabam tendo este mesmoobjetivo, mas se limitando a apenas copiar algo já criado.
O conhecimento, assim como qualquer outra ferramenta, se torna inútil e sem valor se não usado corretamente. Este capital daorganização deve ser gerenciado com devida importância na estratégia da empresa para ser utilizado como uma vantagem, que se bem enquadrada nas oportunidades, gera grande potencial a empresa.
tracking img