Trabalho de ti

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5362 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O Impacto da Tecnologia da Informação no Profissional Contábil

Naiana Vasconcelos Silva Cruz
Renata Peixoto
Suzana Chaves
Joana D´Arc Silva Galvão de Carvalho
Edilson Paulo
Mariano Yoshitake
João Agnaldo do Nascimento

Brasil
Fundação Visconde de Cairu
Salvador - Bahia
e-mail: edilsonpaulo@cairu.br

Palavras chaves: contabilidade; exercício profissional; tecnologia da informaçãoTema: Evolución Histórica de los Sistemas de Contabilidad de Gestión

Recursos Audiovisuais: projetor multimídia (data-show)

O Impacto da Tecnologia da Informação no Profissional Contábil

Palavras chaves: contabilidade; exercício profissional; tecnologia da informação

Tema: Evolución Histórica de los Sistemas de Contabilidad de Gestión

Resumo

Os avanços trazidos pela evolução dainformática e com o advento da Internet introduziram no campo empresarial, bem mais que meras sofisticações operacionais, permitiram que não só evoluíssem os modelos gerenciais, mas influenciaram o trabalho do profissional contábil. A Tecnologia da Informação aliada a Contabilidade permitiu que fossem dadas características peculiares às transações e a análise econômica e financeira, com aintrodução de modelos gerencias mais sofisticados. Acompanhando o novo ritmo dos negócios, é cobrado do profissional contábil, cada vez mais que este procure capacitar-se. Por outro lado, o fluxo de operações mais abrangentes e a disponibilização de certos serviços através dos meios eletrônicos, trouxe bem mais que simples reflexos na utilização das informações contábeis, transformou a forma de atuação doprofissional contábil e a postura assumida perante o processo decisório, atuando agora como o gerenciador de informações. Este trabalho tem como objetivo analisar o processo de comunicação contábil dentro do contexto atual, principalmente no que se refere a mudanças ocasionadas na execução das atividades e no perfil do profissional contábil. A pesquisa foi delimitada através da literaturaespecializada existente sobre o referido tema, adotando a pesquisa bibliográfica desenvolvida por intermédio de material já elaborado em relação ao tema do estudo, e da pesquisa documental baseada na coleta de dados restrita a documentos oficiais emitidos pelos organismos regulamentadores da profissão contábil, bem como os organismos representativos dos grupos de usuários interessados na informaçãocontábil.

1. INTRODUÇÃO

A profissão contábil vem passando por processos de melhoria e aprimoramento durante séculos. Houve mudanças significativas tanto nas normas e padrões que norteiam a Contabilidade, quanto nos procedimentos contábeis. Com a informatização e o advento da Internet, as velhas rotinas operacionais cedem espaço para a modernização sistemática dentro das organizações,livros, registros, fichários, formulários contínuos cedem espaço a disquetes, amplos arquivos engavetados são armazenados em arquivos nos microcomputadores e viram planilhas de informações com acesso livre a diversos usuários. Por outro lado, a velha figura do guarda-livros, antes direcionada ao profissional contábil, cede espaço para os sistemas contábeis, sendo a principal fonte de informaçõesdentro das empresas.

2. A EVOLUÇÃO DO PROCESSO DE COMUNICAÇÃO CONTÁBIL

A Contabilidade e suas práticas existem na sociedade desde tempos remotos, e seus processos de registros foram evoluindo para acompanhar o próprio desenvolvimento social. Segundo Sá (1999, p.17):

“Antes que o homem soubesse escrever e antes que soubesse calcular, criou ele a maisprimitiva forma de inscrição que foi a artística, da qual se valeu para também evidenciar seus feitos e o que havia conquistado para seu uso”.

Acredita-se que a gênese dos primeiros registros se encontra nos sulcos ou rabiscos e sinais encontrados nas grutas e cavernas da Antigüidade, sendo esse fato um ponto de divergência para os historiadores que defendem a idéia de que tais...
tracking img