Tendencias pedagogicas-fichamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2091 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
3.2. Tendências pedagógicas na educação brasileira.
“Para se perceber a significação de uma pedagogia, é necessário remontar até o seu elemento dominante: o saber ensinado. Que se diz e que se oculta aos alunos? Como lhes apresentam o mundo em que vivemos? Para que ações os conduzem as palavras, os silêncios, as atitudes implícitas e explícitas dos mestres?” (Georges SNYDERS, 1078, p. 310).(p. 103)

3.2.1 Tendências pedagógicas reprodutivistas
Nesta tendência a característica principal da educação é reproduzir o contexto social vivido pelo aluno, sem que haja um questionamento deste contexto, reproduz os valores e a ideologia da classe dominante economicamente, o aluno assimila aqueles valores como se fossem seus.

3.2.1.1. Pedagogias reprodutivistas alienantes.
3.2.1.1.1.Pedagogia tradicional
A pedagogia tradicional é considerada por Saviani (1983), Libâneo (1985) como tradicional, e bancária por Freire (1983). “Considera o adulto acabado, completo em comparação com a criança imatura e incompleta, estando em fase de formação intelectual é que a pedagogia tradicional centra sua atenção no professor que passa a ser o direcionador, o mentor e o executor daaprendizagem” (p. 104).
- Concepção de educação (essencialista de ser humano), de professor, de escola, de aluno, o método, prática educativa, o objetivo, o ensino e a função política da escola( p. 104 a 106).
- Críticas: É considerada por vários autores como: racionalista e autoritária.

3.2.1.1.2. Pedagogia nova
A pedagogia nova centra-se na criança, no desenvolvimento de suas capacidades epotencialidades individuais. O interesse do aluno e a sua experiência de vida passam a ser fundamentais, considera a criança um ser em processo de formação. O agente do conhecimento.
- A concepção de educação (fenomenológica), a aprendizagem, o professor, princípio de educação, as relações professor e aluno, a preocupação do educador (o aluno), o método de ensino e a função política da escola ( p. 106 a108).
- Críticas: a pedagogia nova é criticada por autores “progressistas”, consideram-na desvinculada do contexto político-econômico da sociedade.

3.2.1.1.3. Pedagogia tecnicista
A Pedagogia tecnicista centra-se nos métodos e técnicas de ensino, o aluno aprende os conteúdos de forma mecanizada, recebe e fixa informações para executar tarefas educativas.
- A concepção de educação(positivista, funcionalista influenciada pela psicologia behaviorista), o processo de ensino e aprendizagem, o professor, os métodos e técnicas de ensino, a eficácia da escola, processo educativo, princípio de educação, as relações professor e aluno, a tecnologia educacional e o método e a função política da escola ( p. 109 a 111).
- Críticas: a pedagogia tecnicista é criticada por desenvolver umaaprendizagem mecanizada e alienada, onde o importante é o saber fazer, desconsidera a criticidade e a criatividade do aluno.

3.2.1.1.4 Educação neoliberal
A educação neoliberal surge com a globalização econômica, visa a formação do capital humano básico, necessário para desenvolver economicamente e politicamente a sociedade.
- Concepção global de ser humano: ser individual e social;
- Aqualificação do capital humano é uma exigência do sistema econômico;
- O Educador é responsável pela formação do capital humano (aluno);
- O aluno é o capital humano necessário ao sistema produtivo;
- Função da escola: forma o aluno (produto) para ingressar no mercado de trabalho competitivo;
- A educação é considerada essencial para a modernização da economia e da sociedade;
- As estratégiasmetodológicas utilizadas visam obter maior rendimento e produtividade no sistema educacional;
- Educação neoliberal tem um caráter reprodutivista e alienador;
- O processo educacional, educação como qualidade total. A educação e os que dela participam são avaliados como um produto submetido a controle de qualidade e avaliação;
- Considera as diferenças culturais, a flexibilidade e a autonomia da...
tracking img