Fichamento ead

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (417 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FICHAMENTO

REFERÊNCIA

Eduardo Chaves, Tendências Pedagógicas e a Educação a Distância.

OBJETO

Educação a Distância.

OBJETIVOS:

 Caracterizar a distinção entre as megatendências:A educação como um processo de socialização e aculturação e a educação como um processo de desenvolvimento humano com ênfase no indivíduo;
 Discutir as implicações das duas megatendências paraeducação a distancia.

METODOLOGIA

A construção do texto está alicerçada na fundamentação teórica filosófica na qual, o autor classifica as tendências pedagógicas ou megatendências, para tanto foramconsultados alguns autores como, por exemplo: Octavi Roca, Paulo Freire, Peter Senge, Émile Durkheim, Seymour.

FONTES

PAPERT, Seymour. Logo: computadores e educação. 3 ed. São Paulo:Brasiliense, 1988. 253p. (Comunicação e informática)

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 9 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981. 218p. (O mundo, hoje, 21)

DURKHEIM, Emile. Educação e Sociologia. 10 ed.Tradução de Lourenço Filho, São Paulo: Melhoramentos, 1977. p. 41.

PRINCIPAIS CONCEITOS

O autor a grosso modo, ver a educação como dois processos na qual a primeira é estudada como processo desocialização e aculturação de crianças, a segunda como um processo de desenvolvimento humano, focando no individuo. Esses processos se refletem na educação a distância em, respectivamente doismodelos: o ensino a distancia e a aprendizagem colaborativa em ambientes virtuais.

PRINCIPAIS CONCLUSÕES DO AUTOR

O autor privilegiou a abordagem filosófica para classificar as tendências pedagógicasexistentes na história da pedagogia, ou seja, agrupou em grandes categorias as megatendências para poder justificar as teorias da educação.

COMENTARIO PESSOAL

O texto apesar de se estruturar deforma filosófica, tenta trazer diversas tendências pedagógicas em duas megatendências, e apesar do próprio texto deixar claro que dará um maior foco na segunda tendência: que ver a educação como um...
tracking img